Professor do ICBS vai estudar aves marinhas ameaçadas


- Atualizado em
Professor da Ufal terá pesquisa financiada pela Fundação Boticário e CNPq
Professor da Ufal terá pesquisa financiada pela Fundação Boticário e CNPq

O professor Márcio Efe, doutor em Biologia contratado em janeiro deste ano e lotado no Setor de Biodiversidade e Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICBSs) teve recentemente projeto aprovado pela Fundação O Boticário para monitorar populações de aves florestais do Centro Pernambuco de Endemismos e agora teve novo projeto aprovado pelo Edital Universal do CNPq.

O projeto “Bio-ecologia e conservação de aves marinhas ameaçadas em Abrolhos e Fernando de Noronha”, pretende erradicar roedores exóticos introduzidos nos arquipélagos e reunir informações sobre história de vida, uso do mar, variabilidade genética e viabilidade populacional das populações de duas espécies de aves marinhas ameaçadas (pardela-de-asa-larga, Puffinus lherminieri e grazina-de-bico-vermelho, Phaethon aethereus) em Abrolhos e Fernando de Noronha, visando contribuir para o desenvolvimento de estratégias de conservação destas espécies e seus ambientes.

O projeto terá também a participação do Professor Dr. Marcos Vital, contratado em janeiro deste ano e lotado no mesmo setor, e de pesquisadores, estudantes e técnicos da UFRGS, UERGS, ICMBIO, Conservation International e CENPAT/CONICET – Argentina.

A execução deste projeto permitirá ainda a capacitação e formação profissional de estudantes do programa de pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, estudantes de graduação e voluntários no Setor de Ornitologia do Museu de História Natural da Ufal.

Vejam a lista de projetos aprovados no link