Projeto de empreendedorismo da Ufal é apresentado aos alunos do Cepa

Oficina do Empreendedor busca despertar o espírito administrativo em jovens do Ensino Médio

Alunos da Ufal desenvolveram o projeto

Gazetaweb - com Jobison Barros

Um encontro entre administradores, representantes do Estado e estudantes do 3º ano do Ensino Médio, do Centro de Educação e Pesquisa Aplicada (Cepa), discutiu, na noite desta quinta-feira (18), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no bairro do Centro, o projeto Oficina do Empreendedor, desenvolvido por alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa conta com a parceria do Sebrae, da Associação de Jovens Empreendedores de Alagoas (AJE/AL), Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil e outros órgãos.

A Oficina do Empreendedor é proveniente de um curso de extensão ministrado na Ufal, no ano de 2009. Segundo um dos instrutores do projeto e aluno de Administração, Aristóteles Torres, o objetivo é despertar o espírito empreendedor do jovem e desenvolver, no aprendiz, a capacidade para entender os negócios de uma empresa e geri-los adequadamente. “Muitos alunos têm pais que possuem empresas e, que, muitas vezes, não sabem como administrar o próprio negócio. Então, fazemos o acompanhamento com eles para torná-los verdadeiros empreendedores”.

Metodologia

Os cursos possuem duração de dois meses e ocorrem aos sábados, das 8h às 12h, no Colégio Moreira e Silva, situado no Cepa. As aulas, ministradas por quatro instrutores, compõem-se de conteúdos como dicas de vendas, marketing, princípio de administração financeira, análise de mercado (concorrentes, lei da Oferta e da Procura), elaboração de plano de negócio e entre outras abordagens.

De acordo com Aristóteles, a turma atual possui 70 pessoas que se dividem em grupos de cinco. Cada equipe conta com a responsabilidade de arrecadar, entre os componentes, a quantia de R$ 25,00 para, posteriormente, aplicá-la, no dia-a-dia, e gerar lucratividade. “Nós passamos todas as orientações no curso. Eles arrecadam o dinheiro e vão para a rua à procura de fornecedores e outros profissionais que trabalhem juntamente com vendas e, aí, compram produtos alimentícios e revendem, buscando lucro. Teve uma equipe que lucrou R$ 2.500,00, nos dois meses, comercializando trufas e outros produtos” – explicou Aristóteles, que também é colaborador do Sebrae. A conclusão do projeto se dará no mês de outubro de 2011.

Durante a reunião, fizeram-se presentes à mesa o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, o pró-reitor de Extensão da Ufal, Eduardo Lyra, secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Régis Cavalcante, o coordenador do projeto e doutor em Administração, Nélzio Rodrigues, e a diretora geral do Cepa.