Propep participa de Workshop Nacional dos Núcleos de Inovação Tecnológica

Com o objetivo de compartilhar as boas práticas identificadas entre todos os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (Setec/MCT) realiza o Workshop Nacional dos NIT.  O evento acontece até esta terça-feira, no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal, Josealdo Tonholo, participa do evento, destacando a importância que os NITs estão tomando no contexto do reposicionamento econômico brasileiro. "A retomada do crescimento do econômico no Brasil tem um forte componente da maior aplicação do conhecimento dos processos produtivos. A indústria nacional está, paulatinamente, adicionando tecnologia gerada aqui mesmo no Brasil, aos seus produtos e serviços. Este fenômeno tem ocorrido numa taxa muito superior à histórica, obrigando que o setor industrial busque parcerias estratégicas com a academia. Atingir bons patamares de competitividade empresarial implica no uso de conhecimento elevado, por vezes disponível ou gerado em parceria com Universidades. Daí a importância dos NITs, como agentes estimuladores e reguladores da cooperação da academia com empresas", diz Tonholo.

A Professora Silvia Uchoa, coordenadora do NIT/Ufal e vice-coordenadora do Diretório Nordeste do Fortec (Fórum dos NITs) também participa do evento e destaca o rápido crescimento do interesse pelo tema, particularmente nas Universidades Federais, depois do advento da Lei da Inovação. O NIT da Ufal é órgão vinculado à Propep e tem sua regulamentação de funcionamento, bem como informações sobre patentes, propriedade industrial, transferência de tecnologia disponíveis no site.

Para mais informações e acesso a programação do evento que acontece em Brasilia, acesse