Ufal aprova cinco novas propostas para grupos do PET

Professor Adeildo Amorim, do Pet ações das Engenharias do campus Sertão

Recentemente, o MEC selecionou novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) em todo o Brasil. A Ufal conseguiu aprovação de cinco novos grupos, mostrando o nível de excelência das propostas, bem como o comprometimento de todos.

A reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, e o Pró-reitor de Graduação, Professor Anderson Dantas, parabenizaram o trabalho de todos os professores que estiveram envolvidos na elaboração das propostas dos novos grupos PET´s, bem como de todos os representantes do CLA (Comitê Local de Acompanhamento).

As propostas aprovadas foram as seguintes: PET Ações Engenharias - Campus do Sertão, tutora: Bruna Rosa de Barros; PET Engenharia Ambiental, tutor: Vladimir Caramori Borges de Souza; PET – PAESPE, tutor: Luciano Barbosa dos Santos; PET Serviço Social – Maceió, tutora: Margarida Maria Silva dos Santos; PET Serviço Social - Palmeira dos Índios, tutora: Maria Ester Ferreira da Silva.

Com apenas oito meses de existência, uma conquista importante

O PET-AÇÕES das Engenharias é um dos mais novos grupos PET da Ufal. Essa proposta de PET inova ao envolver os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Campus do Sertão. “Isto é devido ao fato de que neste Edital, o MEC pela primeira vez possibilitou a proposição de grupos PET que tivessem vinculação a áreas de conhecimento, e não somente a um curso de graduação específico. Esta possibilidade foi muito importante para nós, sobretudo porque desde o início temos buscado promover o desenvolvimento conjunto dos nossos dois cursos de engenharia”, enfatiza a professora Bruna Rosa, tutora do programa.

Além disso, a tutora comemora não apenas o resultado no edital, mas também a afirmação dos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos no Campus do Sertão, através do Programa de Extensão AÇÕES (Aperfeiçoando Cursos e Originando Elos Socioambientais), sob sua coordenação. “A criação do PET-AÇÕES das Engenharias não se deu exclusivamente por conta deste edital. Nosso grupo nasceu como uma continuidade natural do Programa de Extensão AÇÕES, como o próprio nome PET-AÇÕES das Engenharias sugere. Isso mostra que nosso trabalho está no caminho certo, bem como retrata de forma clara a importância dos investimentos que a Pró-Reitoria de Extensão tem realizado em toda a Universidade”, diz a tutora

O professor Adeildo Amorim, que também participou da elaboração da proposta, ressalta como pontos peculiares dessa conquista o fato de que o Lote A contou com uma das maiores concorrências deste Edital, pois foram 124 propostas e apenas 41 delas foram contempladas. “Estou muito feliz com o resultado. Realmente é gratificante ter o nosso trabalho reconhecido em âmbito nacional. Isso fortalece e nos motiva ainda mais para continuarmos o trabalho. Temos menos de oito meses de existência, ninguém consegue um resultado dessa magnitude apenas com sorte. Acho que essa é a mensagem principal que estamos passando para nossos alunos: trabalhem, esforcem-se e se dediquem que suas ações falarão por vocês”, ressaltou o professor Adeildo.

O PET-AÇÕES das Engenharias será implantado já no início de 2011. Segundo a tutora Bruna Rosa, uma ampla divulgação da filosofia da educação tutorial, bem como do processo seletivo de ingresso serão realizados até lá. “Além de ser um grande passo na busca pela melhora da formação de todos os futuros engenheiros dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Campus do Sertão, o PET-AÇÕES das Engenharias proporcionará uma formação acadêmica bem mais ampla para seus 12 petianos, através da tríade ensino-pesquisa-extensão. Estes alunos serão contemplados com bolsas de R$360,00 cada, além de apoio institucional para participação em cursos de idiomas, congressos, etc”, comemora a tutora

Acesse o resultado do Edital aqui.