Ufal assina convênio de cooperação internacional com instituição portuguesa


- Atualizado em

Neste mês de novembro, a Universidade Federal de Alagoas assinou Convênio de Cooperação Internacional com o Instituto de Educação Superior Piaget de Portugal. O convênio beneficiará alunos dos cursos de Música, Psicologia, Enfermagem, Comunicação entre outros.

O professor Marcos Moreira, do Curso de Música, foi o responsável pelo elo entre as duas instituições. Pesquisadores do Instituto Piaget estão vinculados também ao Grupo de Pesquisa da UFAL/CNPQ, Metodologia e Concepção Social no Ensino Coletivo Instrumental, coordenado pelos professores Marcos Moreira e Alexandre Alberto.

Marcos dos Santos Moreira é Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, onde também obteve o diploma de Licenciatura em Música, e Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Montenegro. Em Alagoas, é professor Assistente da Ufal.

Exerce paralelamente, na Federal de Alagoas, a função de Editor da Revista Eletrônica de Música, Musifal, e desenvolve semestralmente encontros sobre tema Banda de Música no Projeto permanente denominado "Jornadas Pedagógicas para Músicos de Banda".

Sobre o Instituto Piaget de Portugal (dados do site) http://www.ipiaget.org/viseu/

O Campus Universitário de Viseu é constituído por uma Escola Superior de Educação, uma Escola Superior de Saúde e um Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, sendo este último vocacionado para o ensino das ciências aplicadas e tecnológicas.

A fundação, em 1993, da ESE Jean Piaget · Escola Superior de Educação de Viseu, representou, para o Instituto Piaget, uma aposta no potencial de uma das mais dinâmicas cidades do país, local escolhido para construir o maior Campus da instituição.

O Polo de Viseu do ISEIT · Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, fundado em 1996, está especialmente vocacionado para o ensino das ciências e tecnologias, das artes e das ciências sociais e humanas.