Ufal intensifica debates sobre Internacionalização do Ensino Superior

A reitora Ana Dayse Dorea presidiu na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, no auditório da Biblioteca Central, no Campus Maceió,a mesa de abertura do III Seminário de Internacionalização do Ensino Superior, que nesta edição tem centrado os debates na Cultura, Memória e Globalização. O evento é realização da Assessoria de Cooperação Internacional (ASI) da Universidade Federal de Alagoas, coordenada pelo professor José Niraldo de Farias.

Abertura do III Seminário de Internacionalização da Ufal

Diana Monteiro – jornalista

O III seminário contou com a participação da secretária executiva do Grupo Coimbra, Rossana Valéria de Souza, e do palestrante Jaime Antunes, diretor do Arquivo Nacional, que integraram a mesa de abertura junto com o coordenador do evento José Niraldo de Farias; do vice-reitor Eurico Lôbo; da diretora da Editora da Ufal, Sheila Maluf; dos pró-reitores de Extensão, Eduardo Lyra, e Estudantil, Pedro Nelson Ribeiro; e do secretário de Cultura de Alagoas, Oswaldo Viégas, representando o governador Teotônio Vilela Filho.

A reitora Ana Dayse ressaltou a importância da internacionalização do conhecimento para a formação cidadã dizendo considerá-la juntos ao ensino, pesquisa e a extensão, os quatro pilares de uma universidade. Fez um agradecimento especial ao secretário Oswaldo Viégas, pela parceria consolidada entre a Ufal e o Governo de Alagoas para o desenvolvimento de ações em diversas áreas.

Segundo Ana Dayse, a internacionalização das ações foi um compromisso assumido ainda em sua primeira gestão, e que na segunda gestão se intensificaram com a realização de eventos, a exemplo dos seminários. “A Universidade Federal de Alagoas tem responsabilidade com a cultura e memória desse Estado, que são riquíssimas, por isso a importância do debate nessas áreas”, ressaltou.

Ela complementou dizendo que a instituição é também responsável por alavancar discussões que contribuam com o desenvolvimento de Alagoas em todas as áreas, a exemplo da memória e cultura. “Faço um cumprimento especial ao coordenador do evento Niraldo Farias, que tem impulsionado a internacionalização da Ufal e à representante do Grupo Coimbra e também assistente de relações internacionais da Andifes, Rossana de Souza, pela sua contribuição ao crescimento dessa área na nossa instituição. Um cumprimento especial também à diretora Sheila Maluf pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da Edufal com a realização da Bienal”, frisou Ana Dayse.

O trabalho coletivo para que ações engrandeçam e fortaleçam o ensino, a pesquisa, a extensão e a internacionalização do conhecimento foi colocado na oportunidade pelo coordenador José Niraldo de Farias como marca da gestão atual da Ufal. Ressaltou o trabalho das pró-reitorias acadêmicas e todo o apoio que tem recebido para concretizar as ações da área de intercâmbio internacional que está sob a sua responsabilidade. “A Internacionalização é, sobretudo, fazer-se conhecer, trocar conhecimentos, inserindo-se no mundo globalizado”, enfatizou o vice-reitor Eurico Lôbo dizendo o quanto tem sido importante o conjunto de ações realizadas nessa área para a formação da comunidade acadêmica.

A representante do Grupo Coimbra Rossana Valéria de Souza parabenizou a iniciativa da Ufal pela realização do seminário e informou que compõem o Grupo Coimbra 51 universidades, destas 50 são brasileiras. “A Ufal é uma das universidades mais novas do grupo e tem mostrado o quanto é essencial a internacionalização para o seu crescimento não somente no aspecto acadêmico, mas também cultural”, disse Rosana, acrescentando que a instituição alagoana já dispõe de dois projetos no âmbito do Grupo Coimbra.

O secretário de Cultura Oswaldo Viégas reforçou a crescente parceria já existente entre o Governo do Estado e a Universidade Federal de Alagoas com apoio às atividades culturais, de extensão, estudantis e artísticas. “O governo vem fazendo um esforço na valorização e preservação do Patrimônio Cultural de Alagoas com o tombamento e restauração de bens públicos”, frisou Viégas parabenizando a instituição pela realização do seminário.