Unidade de Penedo promove Ciclo de Debates sobre Cinema

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Unidade de Ensino de Penedo da Ufal realizam desde terça-feira, 16, até esta quinta-feira, 18, em Penedo, o evento acadêmico Cinema na Ufal – Ciclo de debates. A proposta é trocar experiências e discutir uma forma de agrupar, numa agenda compartilhada, os projetos sobre cinema que estão em andamento na universidade. As atividades da programação, que inclui uma mostra de filmes e um circuito de debates, estão sendo realizadas na sede do Polo Penedo.

Penedo tem um significado importante para a produção audiovisual em Alagoas

Num mapeamento inicial, foram reunidas quinze ações voltadas ao cinema, produzidas por professores e alunos e vinculadas a programas de pesquisa e extensão da Ufal e a editais e fundos de cultura de outras instituições. Com metodologias e cronogramas diferenciados, esses projetos são executados dentro e fora da universidade, envolvendo, além de alunos, técnicos e professores, diversos segmentos da sociedade alagoana. A maioria tem como linha de atuação a exibição de filmes e o debate aberto de assuntos a eles relacionados. Apenas dois projetos caminham no campo restrito da pesquisa e da produção de filme.

Do curso de Arquitetura, foram levantadas a pesquisa de mestrado, A Cidade no Cinema, de autoria de Elma Albuquerque Leite, e o Relucine, um projeto de exibição de filmes coordenado por Adriana Capretz Borges da Silva; do Centro de Educação, participam os projetos Intacta Retina, de Carlos Neves e Janaina Demarchi Terra, e Educação/ Cinema/ Sexualidade, de Angélica Silvana e Pedro Francisco Guedes. Do ICHCA, surgiram os projetos Toda Terça Almodóvar, de Nara Salles, Ufal no Cine Sesi − Cinema, Homem, Imaginário, de Clayton Santos, Cine Olho Vivo, um projeto contemplado no edital Vivência de Arte, da Proest, representado pelo aluno Cadu Ávila, e a produção do filme Água Barrenta, dirigido por Tiago Penna e patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Lei Augusto dos Anjos, da Paraíba.

Dos Polos da Ufal no interior, foram mapeados o projeto Cine Artpopular e Cineclube Penedo, coordenados por Sérgio Onofre Seixas de Araújo; Cineclube Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, conduzido por Cícero Ferreira de Albuquerque; Cineclube Viçosa, dirigido por Wagnner Porto; Cinema Árido, projeto desenvolvido por Ana Flávia Ferraz, em Delmiro Gouveia. Em Arapiraca, foram levantadas três iniciativas, o Cineclube Arapiraca, de Talvanes Eugênio e Luciano A. Lemos Moreira, o projeto Cinema & Rock, de David Lopes da Silva, e uma ação de Juliana Michaello Macêdo Dias.

Os professores e alunos que coordenam ou participam desses projetos irão apresentar, nesta quarta-feira, 17, um pequeno resumo das atividades que desenvolvem. Pretende-se com isso aproximar as propostas, visando construir uma agenda comum no que se refere à circulação e à interação dessas ações com a comunidade alagoana e os campus e polos da Ufal. No dia 18, haverá a exibição de filmes dentro de uma programação voltada ao mês da consciência negra.

O local escolhido para a realização do evento tem um significado importante na história de Alagoas porque a cidade, localizada às margens do Rio São Francisco, foi palco de um dos mais atuantes movimentos de fomento ao audiovisual: o Festival de Cinema de Penedo. A escolha do lugar também ratifica o compromisso da Ufal com a luta pela retomada do significado e da efervescência alcançada com a realização desse Festival.

Na terça-feira, 16, foi exibido, na Praça do Oiteiro, um Curta produzido pelos alunos da Unidade de Ensino Penedo sobre as comunidades de remanescentes quilombolas naquele município, seguido de debate com a comunidade.

A programação continua:

17/11 - Ciclo de Debates sobre o Cinema na UFAL

10h - Apresentação das experiências dos projetos sobre cinema

13h - Debate com os autores dos projetos para construção e sistematização de propostas de ação.

Dia 18/11, às 20h 30 Exibição no anfiteatro da Casa do Penedo

Projeção do Longa “Besouro”, dirigido por João Daniel Tikhomiroff