Unidade de Viçosa estabelece parcerias para pesquisas sobre equídeos


- Atualizado em
Participantes do Simpósio Alagoano de Medicina Equina
Participantes do Simpósio Alagoano de Medicina Equina

William Correia – estudante de Jornalismo

 

Profissionais de diferentes áreas e estudantes da Unidade de Viçosa participam de estudos direcionados a espécies de equídeos. O Grupo de Pesquisas em Equideos da Universidade Federal de Alagoas( Grupequi), desenvolve atividades,desde 2009,com o objetivo de estudar as espécies nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.


Viabilizar e auxiliar o ensino em diferentes áreas da Zootecnia e Medicina Veterinária e atuar em pesquisas multidisciplinares são as propostas do Grupequi para melhorar a saúde e o bem-estar animal. O grupo promove atividades voltadas a comunidades que têm como principal fonte de sobrevivência as espécies de equinos: são cursos, projetos e capacitações para melhorar as condições de vida e, consequentemente, os índices de desenvolvimento sustentável.


Este ano, o Grupequi promoveu o I Simpalmeq (Simpósio Alagoano de Medicina Equina) em parceria com outras instituições de ensino. Realizado em dois dias, em diferentes lugares de Maceió e também nos municípios de Atalaia, Viçosa e Marechal Deodoro, o Simpalmeq foi acompanhado por 74 ouvintes e contou com a participação de especialistas da Unesp-Botucatu, UFMG, Evialis-Brasil (empresa internacional especialista em saúde animal) e Ufal.


No Simpósio, foram ministrados mini-cursos no Hospital Veterinário do Cesmac em Marechal Deodoro com o tema “Aerofagia e Técnica de Forssell Modificada”, com Carlos Hussni; “Síndrome Cólica Equina: Cirurgias em Posição Quadrupeda”, no Pólo Viçosa, com Armen Thomassian e em Atalaia, “Fisiologia do Exercício Equina” com Helen Carmignott.


Mantendo a característica de satisfação nas atividades do grupo de pesquisa, o Simpalmeq obteve 100% de avaliação positiva de acordo com o questionário de avaliação do evento, que apontou 94% de desempenho ótimo e 6% de desempenho bom. O Smpalmeq está previsto para acontecer a cada dois anos, com o próximo a ser realizado em março ou fevereiro de 2012, também com apresentação de trabalhos científicos.