Unidade de Viçosa realiza Cavalgada Ecológica

Neste domingo, 14 de novembro, a Unidade de Viçosa realiza a II Cavalgada Ecológica Princesa das Matas. A concentração será às 8h, na Fazenda São Luiz, e depois percorrerá vários trechos do município. Tudo isso ao som de muito forró pé-de-serra. Para participar, é preciso contribuir com a quantia de R$ 20 mais um quilo de alimento não perecível. Os gêneros alimentícios arrecadados serão doados para casas beneficentes localizadas no município.


- Atualizado em

“A cavalgada será uma ótima oportunidade para integrar alunos, professores, técnicos, comunidade, e, além de proporcionar belas paisagens, diversão aos participantes, ainda irá promover a importância da preservação ambiental e ajudar instituições de caridade”, destaca a professora Elizabeth Sampaio, uma das organizadoras do evento.

Um exemplo foi a I Cavalgada Ecológica, realizada em 15 de novembro do ano passado. O evento visou uma maior integração da comunidade acadêmica com a comunidade local e a Prefeitura Municipal. Estiveram presentes diversos segmentos da sociedade, como discentes, docentes, moradores de Viçosa e cidades vizinhas.

As atividades tiveram início em um grande café da manhã colonial na Fazenda São Luiz e o trajeto incluiu o centro da cidade de Viçosa, com destino ao Morro de Dois Irmãos, ponto de referência Municipal, pois registros históricos afirmam que foi neste local que morreu de Zumbi dos Palmares. A chegada foi no Hotel Fazenda Marambaia, onde foi servida deliciosa feijoada, executadas gincanas e sorteios de brindes entre os participantes, tudo animado por forró Pé de Serra, presente ao longo de todo o trajeto.

Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento, dos quais cerca de 120 eram cavaleiros e amazonas. O viés ecológico foi destacado pelo plantio de diversas mudas de Ipê Amarelo, árvore símbolo nacional, na fazenda São Luiz, além de distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica entre os participantes. O caráter social também foi contemplado, quando foram distribuídos mais de 120 quilos de alimentos entre 22 famílias do assentamento quilombola Gurgumba, no perímetro rural do Município.

“O sucesso do evento só foi possível graças aos esforços da comunidade acadêmica em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa e apoio diversos outros patrocinadores, ficando a promessa para a execução do evento anualmente”, afirma o professor Diogo Ribeiro Câmara, professor Assistente do Curso de Medicina Veterinária.