Antropólogo francês realiza conferência no Campus Maceió
- Atualizado em
Nesta quinta-feira, 16 de dezembro, a partir das 14h, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas, será realizada a “Jornada de Estudos Espaço e Mobilidade no Século XXI”, culminando com a palestra do antropólogo Marc Augé, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - Paris), posteriormente seguida do lançamento do livro “Por uma antropologia da mobilidade”.
O evento, que é uma promoção conjunta da Edufal, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), e conta com apoio da Vice-reitoria e da Pró-reitoria de Extensão (Proex), disporá de apenas 150 fones para a tradução simultânea, por isso é importante fazer o quanto a inscrição na Edufal, no prédio da Reitoria, ou na secretaria do ICS.
Editado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) em coedição com a Editora da Universidade Estadual de São Paulo (Editora Unesp), o livro de Marc Augé explora alguns dos desafios e paradoxos centrais da contemporaneidade, a mobilidade, expressa no volume e natureza dos fluxos humanos .
O conferencista, além de antropólogo é escritor de livros de grandes repercussões no âmbito das ciências sociais, reconhecido como um dos mais importantes intérpretes das mudanças culturais em andamento nas sociedades contemporâneas que jazem sob o impacto do sistema da globalização.
Confira a programação na íntegra:
14h - abertura
14h30 - Palestra “Mobilidade no Espaço-tempo Alagoano”, com o profº Bruno César Cavalcanti (ICS/Ufal)
15h15 - Palestra “Apropriação do Espaço, territorialidade e Mobilidade em Maceió”, com os professores Geraldo Majela G. Faria e Verônica Robalinho Cavalcanti (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fau)/Ufal)
16h30 - Sessão de Debates
17h - Conferência “Pensar a Mobilidade”, com Marc Augé (EHESS, Paris-FR)
18h - Sessão de Debates
18h30 - Coquetel de lançamento do livro Por uma Antropologia da Mobilidade, de Marc Augé
Leia também: Jornada Interartes reúne pesquisadores e lança livro