Enem não será reaplicado em Alagoas

Provas serão feitas por 2.817 estudantes, em 218 cidades do país, número corresponde a menos de 0,1% do total de candidatos

Waldson Costa – repórter Gazetaweb

Por não ter sido registrado em Alagoas nenhuma queixa na 'aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Estado fica de fora da reaplicação do teste que será realizado na próxima quarta-feira, dia 15. A informação foi confirmada ontem pela coordenadora estadual do Enem, Maria do Rosário Aguiar.

De acordo com a representante do Enem em Alagoas, a não reaplicação de novas provas não é uma exclusividade de Alagoas, mas de todos os Estados que não apresentaram problemas gerados por erros na impressão das provas amarelas. "A informação que recebemos é que 116.626 atas foram analisadas em todo o País pêlos organizadores do Enem, para verificar onde erros de impressão prejudicaram os candidatos. No montante, não houve nenhuma reclamação oriunda de Alagoas. Portanto, não há sentido da realização de novas provas aqui", falou Maria do Rosário.

Em nota repassada à imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), informou que as provas do Enem serão reaplicadas para 2.817 estudantes em 218 cidades brasileiras, número que corresponde a menos de 0,1% do total de candidatos que se submeteram ao teste no dia 6 de novembro deste ano.

Ainda conforme o comunicado oficial do MEC, todos os estudantes que foram prejudicados pêlos erros de impressão de provas e gabaritos, e que registraram queixas em ata, obtendo o direito de reparo, serão avisados até hoje por telefone, e-mail, mensagens SMS, carta ou telegrama, sobre a data e horário da nova prova.

Falhas

A reaplicação de novas provas do Enem vai ocorrer apenas para turmas que tiveram acesso ao caderno amarelo, onde a folha de resposta apresentou falhas.

No caderno de perguntas, as questões de l a 45 eram de Ciências Humanas e, de 46 a 90, de Ciências da Natureza.

Na folha de respostas, o cabeçalho de Ciências da Natureza aparecia primeiro (na numeração de l a 45). O de Ciências Humanas vinha depois (na numeração de 46 a 90).