Reaproveitamento de alimentos é tema de projeto do Campus do Sertão

Equipe de alunos e professores

O combate ao desperdício de alimentos aliado a uma dieta saudável esteve entre os objetivos do projeto “Reaproveitar, arte de cozinhar”. A iniciativa dos alunos de Letras e Pedagogia do Campus do Sertão fez parte da disciplina Seminário Integrador I, ministrada pelos professores Felipe de Paula e Tarcísio Augusto. A ação foi finalizada no último sábado, 4 de dezembro, com palestras e minicursos gratuitos voltados aos moradores do Loteamento Senhor do Bonfim, em Paulo Afonso. As atividades aconteceram durante todo o dia na Creche Casulo.

O projeto foi iniciado a partir da proposta da disciplina para que os alunos realizassem ações ligadas à cultura popular. “Nós entramos em contato com a comunidade, cuja maioria da população é de baixa renda, e identificamos que muitos tinham uma alimentação deficiente, apesar do grande desperdício de alimentos”, informou o estudante Audrey Barros. Além dele, fizeram parte da equipe Alan Aloísio, Magno Gomes, Jéssica Lins, Jailson Bezerra, Mércia Delgado, Bárbara Letícia e Manuel Junior.

A partir do problema identificado na localidade, os discentes do Campus do Sertão fizeram levantamento de informações sobre como aproveitar integralmente os alimentos. Eles pesquisaram sobre formas de melhorar a qualidade nutricional das refeições, utilizando partes das frutas e verduras que, geralmente, são desprezadas, como talos e cascas. Essas mudanças de atitudes ao cozinhar, ajudam a reduzir o desperdício e geração de lixo.

A culminância do projeto foi aberta com palestras da técnica ambiental Maria da Saúde, sobre como o mau uso dos alimentos contribui para a geração de lixo orgânico, que polui o meio ambiente ao se transformarem em chorume. Em seguida, a nutricionista Priscila Dias Afonso falou sobre noções de alimentação saudável. Na pausa para o lanche, foram servidos pratos feitos com melhor aproveitamento dos ingredientes. O destaque foi o beijinho de mandioca, cujo sabor surpreendeu todos.

A aluna Jéssica Lins ministrou o minicurso “Tapioca com recheios de alimentos reaproveitáveis e integralmente utilizados”. Na sequência, os presentes assistiram à aula sobre receitas a partir do aproveitamento integral dos alimentos. Todos os participantes foram presenteados com kits que traziam caderno, caneta, luvas, máscara, touca e livro de receitas, além de certificado.