Sistema Alagoano de Ciência e Tecnologia promove reunião na Fiea
- Atualizado em
Representantes das entidades que compõem o Sistema Alagoano de Ciência e Tecnologia, entre elas as instituições do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – Fiea, Sesi, Senai e IEL – se reuniram no dia 15 de dezembro para um café da manhã no restaurante panorâmico da Casa da Indústria Napoleão Barbosa.
O encontro foi mais do que um momento de confraternização. Na oportunidade, gestores, técnicos e empresários conhecerem as práticas adotadas em Israel nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, e avaliaram como as experiências bem sucedidas naquele país podem ser aplicadas à realidade de Alagoas. A apresentação foi feita pelo coordenador do Mestrado de Economia da Ufal, professor Francisco Rosário, que recentemente participou de uma missão ao estado judeu.
“Como os israelenses são um povo constantemente ameaçado, eles desenvolveram alta tecnologia, principalmente para uso militar. Aqui, onde não há guerra, vivemos num cenário marcado pela ascensão das classes ‘C’ e ‘D’. Uma boa sugestão é desenvolver projetos que resultem numa melhor alimentação e saúde para esta camada social”, disse.
O professor Josealdo Tonholo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal, destacou duas características do Estado de Israel que podem ser transpostas para a cultura alagoana. “Eles têm um clima muito parecido com o semi-árido alagoano e não precisam de tecnologias ultra-complexas para sobreviver. Além disso, estabelecem uma sintonia entre todas as esferas no sentido de fazer 1 + 1 ser igual a 3”, afirmou.
Tonholo acredita que, com a reeleição do atual governo, deverá haver manutenção dos gestores e mais chances de se chegar a resultados mais positivos para o Estado nas áreas de Ciência e Tecnologia. Ele fez um balanço otimista para o segmento e ressaltou avanços como a recente regulamentação da Lei de Inovação, a aprovação de novas incubadoras de empresas pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), a realização da conferência regional em Alagoas e a inauguração de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).
Parceiros
O SistemaAlagoanode Ciência e Tecnologia é composto por 19 entidades que atuam no estímulo à inovação, ligadas ao governo, às instituições de ensino e ao setor privado. São elas o Sistema Fiea, Sedec, Fapeal, Secti, Seplan, Ufal, Uneal, Uncisal, Afal, Cesmac, Embrapa, IF-AL, Sebrae, MAC, RMAL e RAEI.