Ufal inaugura a Capes Web TV

Coordenadores de pós-graduações estiveram presentes à palestra

A Universidade recebeu nesta sexta-feira, 10, a visita do diretor de Programas e Bolsas no País da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),  professor Emídio Cantídio, para participar da instalação da Capes Web TV e para proferir uma palestra para os coordenadores da pós-graduação da Ufal. A Universidade é a primeira do país a instalar a mídia, que foi produzida pela Capes para a divulgação de conteúdo noticioso dentro dos campi universitários.

Inicialmente serão instalados cinco monitores nos gabinetes da reitora Ana Dayse Dorea e do vice-reitor Eurico Lôbo, além da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da Editora Universitária (Edufal). A partir de 2011 serão instalados outros treze monitores, já adquiridos, em locais estratégicos nos Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão, como a Biblioteca Central e o Restaurante Universitário, no Campus Maceió.

“Os monitores serão instalados em locais de grande movimentação da comunidade acadêmica, de forma a garantir maior visibilidade às informações veiculadas”, disse Josealdo Tonholo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Entre os programas inicialmente veiculados estão o Por Dentro da Capes; Capes Notícias; Capes Oportunidades; Portal de Periódicos; e Acontece no Campus.

Em sua palestra, Cantídio apresentou as iniciativas da Capes em todo o país e o seu desenvolvimento de acordo com uma linha do tempo. Entre diversos dados, mostrou a taxa de crescimento do Brasil na produção de pesquisas, apontando que o país é o 13º no ranking dessa produção. “A missão da Capes, por exemplo, é fortalecer a universidade para formar pessoas para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural nos setores público e privado”, salientou.

O Sistema Web TV não emite sons, utiliza-se de legenda, de forma similar às TVs instaladas em aeroportos. Tem por objetivo difundir notícias e informações próprias da Capes, com destaque para tópicos sobre a avaliação de cursos, editais de fomento à pesquisa, bolsas no país e no exterior, cooperação internacional, treinamento de usuários, além de reservar um espaço para a própria instituição publicar notícias para a sua comunidade local. Os serviços serão disponibilizados 24h por dia durante os sete dias da semana. Acesse Capes Web TV e tenha acesso a mais informações.