Memorial HU: inauguração traz ao Estado nova perspectiva de musealizar os fatos

Dr. Paulo Teixeira, diretor do HU, agradece aos servidores do Hospital e à reitora Ana Dayse pelo apoio

Lucas Alcântara – Ascom/HU

A direção geral do Hospital Universitário entregou à sociedade na última quinta-feira, 27, o Memorial HU, um espaço que resgata a história da Medicina, do Hospital e relembra fatos marcantes no mundo através de uma retrospectiva partindo do século XXI. Sob uma nova perspectiva de musealizar dados históricos, o acervo chega à instituição para contribuir na propagação da cultura e educação para os alagoanos.

Dando continuidade às comemorações do cinquentenário da Universidade Federal de Alagoas, a solenidade de inauguração contou com a presença da reitora Ana Dayse Dorea; vice-reitor Eurico Lôbo; toda a direção do HU; servidores; representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal); Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes); professora Alba Antunes, viúva do ex-diretor Alberto Antunes, que dá nome ao HU devido aos grandes feitos em sua gestão; e da vice-prefeita de Maceió, Lourdinha Lyra.

Em seu discurso, o diretor Paulo Teixeira agradeceu o apoio e incentivo da reitora Ana Dayse nos projetos do Hospital Universitário. “Temos o que foi feito até hoje devido ao apoio da reitora, que sempre acreditou no potencial profissional dessa instituição. Precisávamos deste espaço. Nossa história corria o risco se perder no tempo. A concretização deste memorial é a inserção do HU na educação na rede municipal e estadual. É motivo de orgulho para mim e para a universidade”, disse o diretor, que garantiu a parceria com as escolas.

Para a reitora Ana Dayse, o Memorial “merece ser celebrado porque não existe história sem memória”.  “Cada vez que viemos aqui, é para entregar obras de benefício à sociedade. E esta é mais uma. A nossa história agora está documentada para depois ser contada e entendida; e esse Memorial certamente entrará no circuito de museus de Maceió”, afirmou.

Ana Dayse lembrou ainda do momento de sua formação em Medicina e destacou as evoluções estruturais do HU. “Quando me formei, viemos aqui colocar a placa onde só tinha entulhos, metralhas. Quem passava não sabia que seria o HU. Então, eu o vi nascer e, hoje, é um grande prazer estar aqui não somente como reitora, mas como professora de Medicina e ex-aluna desta Universidade. Evoluímos e ainda cresceremos mais; se não fizemos tudo, fizemos grande parte. Parabéns por terem destinado parte do espaço físico desse hospital para contar sua história”, ressaltou a reitora, que está trabalhando para trazer novos investimentos para a universidade e o hospital.

Memorial

Com traços baseados nos estudos realizados pelo país e na Europa, o acervo se constitui como um equipamento vivo capaz de mobilizar o público interno e externo a visitar um ambiente de aprendizagem, que traz em sua exposição fatores evidentes como a modernidade e interatividade.

Com a inauguração do Memorial, o HU torna-se pioneiro nesta nova perspectiva sobre musealizar os fatos. De acordo com a historiadora Leda Almeida, “contar apenas o que já aconteceu é uma visão ultrapassada”. Seguindo a linha emotiva, educativa e interativa, a exposição do Memorial conta com uma retrospectiva partindo do século XXI, seguindo até 2011.

Para contar a história do HU desde o princípio, um espaço da sala é dedicado ao equipamento médico utilizado pelos profissionais da área de saúde durante a estadia do Navio-Hospital SS HOPE em Maceió, que impulsionou o início das atividades no hospital.

Cada detalhe foi arquitetado para fugir da visão nostálgica de museu e apresentar um ambiente dinâmico que prenda a atenção de todos os visitantes. Telas de LCD sensíveis ao toque, projeção especial de iluminação e modernidade na forma de expor todo o material misturam o tecnológico e o dinâmico.

O acervo conta com sala de exibição de vídeo, parede e plataforma da linha do tempo e maquete com a atual estrutura do hospital, que se depender da gestão empreendedora da atual gestão diretiva, apresentará novas evoluções em pouco tempo.

Com uma imensidão de informações que só tendem a contribuir para o conhecimento humano, o Memorial HU é aberto ao público diariamente e tem entrada gratuita.