Feras 2011 são recebidos ao som de frevo

Nesta segunda-feira, 14, os feras dos Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão serão recepcionados com muito entusiasmo na Aula Inaugural e com uma vasta programação durante toda a semana, que inclui palestras, minicursos, trote solidário com doação de sangue e arrecadação de alimentos não-perecíveis para as vítimas das enchentes.

Aula inaugural do Campus Maceió em 2010

No Campus Maceió, a Aula Inaugural será realizada às 18h, no Ginásio Poliesportivo. Uma banda de frevo promete animar ainda mais os alunos, pais e comunidade acadêmica presentes ao evento. O clima festivo dos 50 anos da Ufal e da proximidade do carnaval tomará conta da tradicional aula, que contará ainda com uma palestra do professor Cícero Péricles, mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Economia e Sociologia Agrárias pela Universidade de Córdoba, Espanha.

Na oportunidade, os primeiros lugares de cada curso receberão certificado e ingressarão no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA), reafirmando, assim, o compromisso que a Ufal tem com o ensino, a pesquisa e a extensão em todas as áreas de conhecimento, inclusive com estudos pioneiros no país. A estrutura atual do Campus Maceió conta com 53 cursos de graduação presencial, seis cursos de graduação a distância, 26 mestrados e oito doutorados, além de inúmeras especializações.

Campus Arapiraca

No Campus Arapiraca, a recepção aos novos alunos aprovados nos 19 cursos, entre diurnos e noturnos, será aberta solenemente a partir das 10h, no auditório do Campus, localizado na sede Arapiraca, com a participação da reitora Ana Dayse Dorea. Já os feras dos recém-criados cursos noturnos Administração Pública, Pedagogia e Licenciatura em Letras/Português serão recebidos no mesmo auditório, em uma programação exclusiva, às 18h.

Nas duas solenidades (diurna e noturna), a programação definida objetiva levar aos calouros informações sobre o funcionamento do Campus Arapiraca e sua importância para a região Agreste. As Unidades de Ensino de Penedo e Palmeira dos Índios também receberão os novos alunos com programações especiais. Na Unidade de Viçosa, onde funciona o curso de Medicina Veterinária, não haverá solenidade específica de recepção, porque a entrada dos novos alunos só ocorrerá no segundo semestre letivo deste ano.

Com a criação de três cursos noturnos, o Processo Seletivo da Universidade Federal de Alagoas ofertou este ano 800 vagas para o Campus Arapiraca e suas três Unidades de Ensino, passando assim, o segmento estudantil de 3400 alunos para 4260. Integram à comunidade acadêmica 192 professores e 67 servidores técnico-administrativos.

Implantado em 2006 e completando cinco anos em setembro deste ano, o Campus Arapiraca e Unidades de Ensino têm se destacado na formação qualificada de recursos humanos em diversas áreas. O Campus é contemplado atualmente com 56 bolsas dentro do Programa Institucional de Bolsas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e sete bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA). Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa-Ação (Pibip-Ação) tem em pleno funcionamento 70 projetos de extensão. Em 2010 foram iniciados no Campus Arapiraca quatro cursos lato sensu, sendo um deles – “Ensino de Filosofia” – na modalidade presencial. Funcionam na modalidade a distância os cursos “Gestão em Saúde”; “Gestão Pública”, e “Gestão Pública Municipal”.

Campus do Sertão

As aulas na Unidade de Ensino de Delmiro Gouveia terão início somente no mês de março, quando então os feras serão devidamente recepcionados. No entanto, a Unidade de Santana do Ipanema recepciona os novos alunos aprovados em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas também nesta segunda-feira, 14 de fevereiro.

Confira a programação das unidades aqui. Para manter-se informado sobre o transcorrer do ano letivo de 2011 nos Campi da Ufal, esteja atento ao calendário acadêmico.