Homenagens e frevo marcam recepção aos feras 2011

O Bloco “Ufal 50 Anos” animou os feras 2011 na aula inaugural proferida pelo professor Cícero Péricles na noite desta segunda-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo. A solenidade presidida pela reitora Ana Dayse Dorea fez uma homenagem especial aos primeiros colocados de todos os cursos e aos três primeiros lugares das três áreas: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Exatas.

Aula inaugural reuniu feras, familiares e comunidade acadêmica em geral

Diana Monteiro - jornalista

Os vídeos sobre o Jubileu de Ouro da Ufal e o Ministério Universidades Renovadas fizeram a abertura da solenidade, que contou com a participação de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, professores, familiares dos homenageados e representantes dos três segmentos universitários (DCE, Sintufal e Adufal).

A reitora Ana Dayse ao dar as boas-vindas aos novos alunos disse ser aquele momento de muita alegria, não só para os familiares dos homenageados presentes, mas também para a instituição. “Parabenizo a todos por chegarem à Ufal. Vocês iniciam um novo momento em suas vidas, chegando a uma universidade pública”, frisou a reitora.

Ana Dayse destacou os cinquenta anos de existência da “jovem senhora” Ufal e sua importância para Alagoas. Fez uma breve retrospectiva do crescimento da instituição durante os seus oito anos de gestão, que se encerra em dezembro de 2011 e tem como marca a expansão na Capital e no interior de Alagoas.

“Atualmente são ofertados à sociedade alagoana 86 cursos de graduação, sendo 56 no Campus Maceió, 19 no Campus Arapiraca e oito no Campus do Sertão, além de seis cursos na modalidade a distância. Na pós-graduação (mestrado e doutorado) estão em pleno funcionamento oito doutorados e 26 mestrados. O salto quantitativo da instituição é resultado de um investimento que priorizou uma educação de qualidade”, enfatizou Ana Dayse.

Foram homenageados como primeiros colocados por área os seguintes feras: Lucas Gouveia Omena Lopes (Ciências Exatas – Engenharia Civil); Diandra Lorena de Oliveira (Ciências da Saúde – Medicina); e Flávia Maria Souza Ferro (Ciências Humanas – Direito). Eles foram contemplados por um ano com uma Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), no valor de R$300.

Alagoas Hoje

A situação social e econômica do Estado de Alagoas foi destacada pelo professor e economista Cícero Péricles, que proferiu a aula inaugural enfocando o tema “Alagoas Hoje”, fazendo uma breve retrospectiva histórica e falando da total ausência de modernização local. Segundo ele, o Estado tem atualmente 931 mil famílias; destas, 421 mil recebem recursos do Programa Bolsa Família e 434 mil da Previdência Social.

“Existem cem mil empregados e empregadas desempenhando trabalho doméstico e apenas seis mil têm carteira assinada. Temos a tarefa de modernizar Alagoas e os desafios são imensos”, disse Cícero dirigindo-se aos homenageados e falando sobre a importância da Ufal nesse desafio.

DCE e feras

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), representado na oportunidade por Ésio Melo, ressaltou a programação que a entidade vem fazendo para recepcionar os feras nos Campi Maceió, Arapiraca e Sertão. A programação de recepção se estende até o dia 23 deste mês e conta com debates, atividades esportivas e culturais.

Se você é fera, não deixe de conferir o Guia Estudantil em anexo, um documento que certamente será muito útil e esclarecedor para a sua vida acadêmica que começa agora.