Novos professores trazem entusiasmo e muitos projetos para os três Campi

Durante as atividades do Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins), realizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10 de fevereiro, 105 novos servidores da Ufal buscam compreender a dinâmica da instituição e do Estado onde ela está inserida. O encontro foi aberto com as presenças da reitora, Ana Dayse Dorea, do vice-reitor Eurico Lôbo, da Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Silvia Cardeal, do Pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e da representante do Sintufal, Laudicéia Cândido.

Mesa de abertura do PINS

Lenilda Luna - jornalista

Quase metade dos novos servidores veio de outros Estados. Serem aprovados no concurso da Ufal representou uma grande conquista, pela estabilidade e por significar um projeto de vida. “Agora eu posso me dedicar ao que gosto, que é ensinar e pesquisar. Para mim, é mais que um novo emprego, é um sonho realizado”, disse Sabrina França, professora assistente, com Mestrado em Ciências Sociais, que veio de Natal, Rio Grande do Norte, para trabalhar no Campus Arapiraca.

Sabrina ainda está arrumando a vida na nova cidade, mas diz que o acolhimento dos colegas de Arapiraca foi fundamental. O marido de Sabrina ficou no Rio Grande do Norte, mas já está providenciando a transferência. “Ele também é professor universitário e vai trabalhar no Campus Maceió”, explicou a nova professora.

Durante a abertura do encontro, a reitora Ana Dayse falou aos servidores sobre o importante papel que a universidade cumpre em um Estado que ainda precisa superar índices negativos de desenvolvimento humano. “Ainda temos quase quarenta por cento da nossa população analfabeta, mas de noventa por cento dos alagoanos não têm acesso a um plano de saúde e necessitam de serviços públicos de qualidade. Tudo isso devemos levar em consideração quando assumimos esta tarefa. Temos o desafio de contribuir com o desenvolvimento do Estado de Alagoas e da região Nordeste”, ressaltou a reitora

É assim que Isadora Maria de Jesus encara o novo emprego. Ela fez a graduação e o mestrado em Matemática na Ufal. Aos 25 anos, é uma das novas professoras assistentes do Instituto de Matemática. “Eu estou em casa. Para mim, a Ufal é uma família”, comemora a nova servidora, que não pretende sair de Alagoas, mas tem planos de fazer dois doutorados, um na área de docência e outro em pesquisa.

Se Isadora está em casa, os mineiros estão tendo que se adaptar. A nova turma de servidores tem vários deles, de Belo Horizonte, Lavras, Diamantina e outras cidades. Julemar Ribeiro, por exemplo, veio de Diamantina há seis meses e já está muito bem integrado ao Campus Arapiraca, como pesquisador em Nutrição Animal. Aos 27 anos, ele é doutor nesta área. “Também gostei muito da cidade. Um povo muito acolhedor. A adaptação foi facilitada porque não estou sozinho, minha esposa se mudou comigo”, disse Julemar.

Elisa Fonseca, que veio de Belo Horizonte, está sozinha. Aos 23 anos, a jovem mestre em Matemática está enfrentando o desafio de iniciar o primeiro emprego em uma nova cidade. Ela está aqui há apenas três semanas, mas diz que todos foram muito acolhedores no Instituto de Matemática e que está muito feliz com esta nova etapa da vida. “Pretendo contribuir com a pesquisa na Ufal. Estou conhecendo as linhas desenvolvidas na unidade e quero me integrar aos projetos”, disse a mineira

Outra mineira que veio para o Campus do Sertão é Ademária Aparecida de Souza. Ela é doutora em Estatística pela Universidade de Lavras, Minas Gerais. A professora assistente em Matemática e Estatística tomou posse no dia 21 de janeiro deste ano e partiu para a Unidade de Santana do Ipanema. “A recepção calorosa dos colegas está ajudando na adaptação. Acredito que vou ser muito feliz trabalhando em Santana”, disse Ademária, muito sorridente e entusiasmada com o novo desafio.

O vice-reitor Eurico Lôbo saudou aos novos colegas dizendo que trabalha na Ufal há 32 anos, mas este é um dos momentos mais ricos que está vivenciando na instituição. “A expansão da Universidade, com este crescimento extraordinário, é um momento histórico que só com o tempo teremos condições de compreender em todas as suas consequências. Mas somos privilegiados em participar deste acontecimento. Agradeço a todos que constroem esta universidade e aos que estão chegando para colaborar neste projeto”, disse Eurico.

Durante o programa de inserção, os novos servidores participaram de atividades de integração do grupo, conheceram melhor a instituição, receberam informações sobre o Estado de Alagoas, e também conheceram as entidades representativas dos servidores.