Ufal prorroga prazo para alunos da rede estadual entregar documentos

Reunião decidiu que será solicitado à universidade mais 90 dias para entrega de documentos

Ingresso dos alunos que não concluíram ano letivo na universidade é discutido em reunião. Foto: Valdir Rocha

Fonte: Agência Alagoas

Na manhã desta quarta-feira, 9, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, e a adjunta, Cícera Pinheiro, se reuniram com representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para discutir soluções para a situação dos alunos da rede pública estadual aprovados no PSS 2011 e que ainda não concluíram o Ensino Médio em suas escolas.

Na ocasião, a Secretaria de Educação e Conselho solicitaram a prorrogação do período de entrega de documentação de matrícula para estes alunos. O CEE fará esta solicitação formalmente à Ufal, enviando um ofício ao Conselho Universitário pedindo a prorrogação por mais 90 dias do prazo para entrega de documentação de matrícula.

O secretário Rogério Teófilo estima que aproximadamente 20% das escolas da rede estadual ainda estão concluindo o ano letivo 2010 e destaca a preocupação do Estado em garantir o acesso à universidade dos alunos que se encontram nesta situação. “Secretaria, Conselho e Ufal tomaram uma decisão sensata de forma a permitir que estes alunos não sejam prejudicados e concretizem o sonho de cursar o ensino superior”, avalia.

Segundo o Pró-reitor de Graduação da Ufal, Anderson Dantas, pelo procedimento já adotado pela Universidade, os estudantes têm até o começo de março para a entrega de documentação de matrícula. “Se o pedido da Secretaria e do Conselho Estadual de Educação for acatado pelo Conselho Universitário, este prazo se estende para o início de junho”, calcula.

Enchentes

A presidente do CEE, Bárbara Heliodora, conta que o Conselho também está buscando soluções para resolver a situação dos alunos da rede pública estadual aprovados no PSS que tenham perdido sua documentação escolar nas enchentes de junho de 2010.

“Até o final desta semana, o conselho vai publicar um parecer que regulariza a vida escolar dos alunos afetados pelas enchentes, e nossa orientação é que as Coordenadorias Regionais de Educação que possuam estudantes nestas condições os encaminhem para o nosso Conselho, para que possamos regularizar sua situação via parecer”, informa.