Ufal sedia workshop do CT-Infra

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) promove ciência, tecnologia e inovação em instituições públicas e privadas. Reitores, pró-reitores e dirigentes de pesquisa de Universidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste estarão reunidos no II workshop CT-Infra N/NE/CO – Estratégia de Desenvolvimento Regional 30+, que este ano é sediado na Ufal. O evento ocorre durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV).

Os gestores debaterão temas relacionados à pesquisa que, junto ao ensino e a extensão, forma o tripé que move as Universidades. A reitora Ana Dayse Dorea estará presente na abertura. Outras presenças confirmadas são do diretor do Programa de Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio, que recentemente recebeu uma homenagem da Ufal, e do chefe do Departamento de Infraestrutura das Universidades, Ricardo Rosa.

De Alagoas, além da Ufal, participam o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Centro de Estudos Superiores (Cesmac), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

O último workshop CT-Infra N/NE/CO foi realizado, em 2008, em João Pessoa, no estado da Paraíba. A coordenadora de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal,Sílvia Uchôa, explicou que um evento como este estreita as relações entre as instituições e a financiadora. Os pesquisadores elaborarão um documento com os avanços das Universidades que será entregue a Finep.

O CT-Infra é um fundo de infraestrutura da Financiadora de Estudos e Projetos. Algumas de suas ações são criação e reforma de laboratório e compras de equipamentos para pesquisa de grande porte. O objetivo do fundo é modernizar e ampliar a infraestrutura e os serviços de apoio à pesquisa.

Mais informações na programação anexa.