Unidades acadêmicas recepcionam seus feras com programações especiais

Campanha de doação de sangue integra calourada

O Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) promove a semana do fera, culminando nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, com a campanha “Sou fera! Dôo sangue e salvo vidas!”, que contará com a presença do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Os interessados podem doar sangue das 8h às 16h, no próprio Instituto.

De 14 a 18 de fevereiro, estará ocorrendo também a I Semana de Iniciação à Ciência Geográfica, com o tema “Atuação, mercado de trabalho e produtividade no campo das ciências geográficas”. O evento terá carga horária de 30 horas e é destinado a estudantes em geral. As inscrições devem ser realizadas na sala do Centro Acadêmico de Geografia, no bloco 6, e custam R$5,00 para os estudantes veteranos, mas os feras são isentos do pagamento. Mais informações através do e-mail cageoufal@hotmail.com.

Outro curso que também estará com uma programação bem eclética é Ciências Sociais – bacharelado e licenciatura. Os novos alunos, dos turnos diurno e noturno, terão acesso a apresentações gerais, documentários e palestras. Na quarta-feira, 16 de fevereiro, às 13h30 e às 19h, será ministrada a aula “Introdução a Ciências Sociais. Já na quinta-feira, 17, às 16h, os alunos debaterão a formação do profissional de Ciências Sociais, com a participação das professoras Alice Plancherel e Belmira Magalhães; e a profissão docente, às 20h. Mais informações no arquivo anexo.

Já o Centro Acadêmico de História, com o apoio da coordenação, realiza várias atividades para os novos estudantes: apresentação do curso, mesas redondas, palestras e exibição de documentários, sempre tendo como base a formação do historiador. Além disso, também serão sorteados livros, filmes e uma passagem ida e volta para o II Encontro dos Estudantes de História do Nordeste (EREH), que será realizado na Universidade Federal de Sergipe, Campus Aracajú. Nesta quarta-feira, às 14h e às 19h, haverá a mesarredonda “Universidade e Movimento estudantil: histórico e perspectivas. Na quinta-feira, os calouros podem desfrutar da palestra “História e Sociedade”, com o prof. Osvaldo Maciel. E, pra fechar a semana de recepção, a sexta-feira reserva uma boa confraternização. As atividades acontecem no auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca).

Desde segunda-feira, 14, o auditório do antigo Csau está sendo palco da XI Semana dos Estudantes de Comunicação. A programação da Semana é composta de paineis, exposições, dinâmicas de grupo, apresentações culturais e grupos de discussão, além de oficinas variadas, tudo isso distribuído pelos turnos da tarde e da noite. Com o tema “Mude a estação, troque o canal e atualize o perfil: recicle sua ideia”, o estímulo ao debate sobre a Comunicação ficará a cargo de professores, profissionais e os próprios estudantes do curso.

Os feras de Filosofia estão sendo recebidos no auditório do Ichca, sempre às 19h30, com diversas palestras sobre bioética, física e metafísica na Filosofia de Descartes, dentre outras. Confira a programação completa em anexo.