“Uma noite em 67” estreia a Mostra Cinema no Ceu em Penedo
- Atualizado em
O Projeto Cine Artpopular, em seu terceiro ano, retoma suas atividades em Penedo com a “Mostra Cinema no Ceu”. Os organizadores decidiram concentrar toda a programação do Projeto no recém-inaugurado Centro de Cultura e Extensão Universitária (Ceu), antigo “Sobrado dos Lessa”.
“Uma Noite em 67” estreia a Mostra, que será realizada durante todo o ano de 2011, nas noites de terças-feiras, sempre às 19h. O documentário “Uma noite em 67” inaugura a participação de Renato Terra e Ricardo Calil na direção de uma obra cinematográfica, apresentando um relato imperdível de um dos momentos ímpares da cultura no Brasil, um registro histórico fascinante. Concebido num formato tradicional, o filme explora cenas de arquivo e entrevistas com os artistas que protagonizaram aquele evento histórico. Uma noite rara na MPB, que reuniu um naipe inigualável de artistas sob a mira da ditadura militar.
Debate
Mantendo o formato que originou o Projeto Cine Artepopular, com exibição e debate, para a noite desta terça-feira, 15 de março, está confirmada a presença do filosofo e professor David Lopes da Silva (Ufal/Arapiraca), que conduzirá o debate com os presentes acerca dos conceitos de Cultura e Liberdade.
Sinopse do filme
Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos que disputavam os principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil com os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco e lançado para a platéia, depois das vaias para “Beto Bom de Bola”. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas como “Roda Viva”, “Alegria Alegria”, “Domingo no Parque” e “Ponteio”, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos até hoje no cenário musical brasileiro. (RC)
O Projeto Cine Artepopular
Aprovada pelo Proex Cultura 2008, com o objetivo de implantar sessões de exibição de cinema nacional em três municípios interioranos (Penedo, Arapiraca e Palmeira dos Índios), o projeto inaugurou suas atividades somente no segundo semestre de 2009, ampliando seu raio de atuação com o município de Viçosa e construindo uma frutífera parceria com o Cine Olho Vivo, projeto apoiado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest).
As exibições continuaram em 2010, sempre acompanhadas de debates e realizadas em ambientes fechados ou ao ar livre, chegando a diferentes bairros e comunidades urbanas e rurais. “Para 2011, na cidade de Penedo, as exibições vão privilegiar o espaço do Ceu. Precisamos estimular o hábito da população local de frequentar esse espaço que se pretende o espaço da cultura da universidade”, explica Sérgio Onofre, coordenador do Projeto.