Ano Internacional da Química lança concurso de fotos e vídeos
“A química através da câmera” premiará fotos e vídeos caseiros que mostrem a química no cotidiano
- Atualizado em
O que uma câmera digital, um celular com filmadora e um monte de elementos químicos têm de especial em 2011? Juntando os três, você pode participar das comemorações do Ano Internacional da Química e, de quebra, concorrer a uma viagem a museus e centros de ciência do Brasil.
Este ano foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional da Química por um motivo especial: há exatos cem anos, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie recebeu o prêmio Nobel como reconhecimento por seu importante trabalho: a descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio. Este foi o segundo Nobel recebido por Marie, que, em 1903, foi a primeira mulher a receber tal prêmio, dividindo a láurea com Antoine Henri Becquerel e Pierre Curie, seu marido.
Mas as implicações das descobertas de Marie Curie – e de outros químicos importantes – não ficam presas no passado. Ao contrário, a química está presente em nosso dia a dia e, por isso, sempre é tempo de celebrá-la. Está lançado, então, um desafio para mentes jovens e criativas: revelar a química do cotidiano em imagens.
Para isso, o concurso "A química através da câmera" estará dividido em duas modalidades:
- “A química num instante”: Cada participante poderá inscrever até três fotos que retratem substâncias, elementos e fenômenos químicos presentes em seu cotidiano.
- “A química em movimento”: Cada participante poderá inscrever um vídeo, em formato digital, com até 1 minuto de duração.
Além disso, os participantes serão divididos em duas categorias, a primeira para meninos e meninas de 14 a 17 anos e a segunda, para jovens de 18 a 25 anos.
A promoção faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 17 a 23 de outubro. Os trabalhos podem ser enviados até 1º de agosto.
O primeiro lugar de cada uma das categorias e modalidades ganhará uma viagem – no caso de menores de idade, com acompanhante – para conhecer espaços de divulgação da ciência no Brasil. O vencedor poderá escolher uma opção entre as alternativas oferecidas: 1) Museu da Vida e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro 2) Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e Planetário da UFRGS, em Porto Alegre; 3) Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém; 4) Estação Ciência, Catavento Cultural e Instituto Butantan, em São Paulo. O segundo e o terceiro lugar de cada categoria receberão um kit “Química” com livros e DVD. Participe!
A realização do concurso é uma parceria entre o Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o Catavento Cultural, o Museu Paraense Emilio Goeldi, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério da Ciência e Tecnologia.
Clique aqui para ler o regulamento completo. Mais informações através do e-mail concursoquimica@fiocruz.br.