Campus do Sertão inicia as aulas em Delmiro Gouveia

Reitora e a equipe reunidos com a comunidade acadêmica do Campus do Sertão

Começaram na última quarta-feira, 30, as aulas para os cerca de mil alunos do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. As aulas, que deveriam ter sido iniciadas no dia 14 de março, estavam suspensas devido a negociações com a comunidade acadêmica, que solicitou mais agilidade na conclusão da construção da sede.

“Nós que estamos aqui desde o início, reconhecemos o esforço de todos para garantir a qualidade de ensino da universidade”, disse a professora Edméia Nunes Santiago, diretora acadêmica do Campus do Sertão. “Mas entendemos que a falta de uma infraestrutura adequada causa impacto na parte pedagógica, por isso, toda a gestão está empenhada em agilizar junto à construtora o término da obra”, concluiu Edméia.

Na quinta-feira, 31, os alunos Natalício Ferreira Loez Júnior, 1º lugar em Engenharia de Produção, e Danielle Rosa Batista Lima, 1º lugar em Engenharia Civil, receberam certificado e uma pasta com um kit comemorativo dos 50 anos da Ufal. Danielle Lima também ganhou uma Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) pelo seu excelente desempenho no processo seletivo que a fez ficar também em 1º lugar no Eixo de Tecnologia.

Em Delmiro Gouveia são oferecidos oito cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras (Português), Licenciatura em História e Geografia. Na Unidade de Santana do Ipanema as aulas para os cerca de 160 alunos dos cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis já tinham começado no dia 14 de fevereiro.

A Universidade no Sertão

O Campus do Sertão foi inaugurado em 15 de março de 2010, com as aulas iniciando logo em seguida nos seis cursos sediados em Delmiro Gouveia. A Unidade de Ensino de Santana do Ipanema, com dois cursos, entrou em funcionamento em agosto de 2010. Os sertanejos que precisavam buscar as cidades de Paulo Afonso, na Bahia, ou Arapiraca, no Agreste de Alagoas, para frequentar um curso superior, passaram a ter a oportunidade de estudar sem sair do sertão alagoano.

Já foram realizados dois vestibulares com vagas para o campus do Sertão, com entradas no primeiro e no segundo semestres. As atividades de pesquisa e extensão também estão sendo desenvolvidas com projetos voltados para o estudo e a melhoria das condições de vida dos sertanejos.

“É incontestável a importância da implantação de uma universidade federal pública no Sertão Alagoano, uma região do Estado carente de oportunidades para jovens e adultos continuarem sua escolaridade. O acesso à universidade pública e de qualidade representa a concretude de sonhos e a redução da evasão, principalmente das juventudes que buscam as capitais e outros centros, mesmo sem as condições financeiras mínimas necessárias” considera Ediméa Santiago. “Por isso, vamos continuar enfrentando os obstáculos para construir essa proposta tão importante para o desenvolvimento da região”, concluiu a diretora.

Assista ao vídeo e veja como foi o trote em Delmiro Gouveia.