Comunidade acadêmica pode submeter projetos inovadores até 31 de março

A Incubadora de Empresas de Alagoas foi criada em 1999

Diana Monteiro - jornalista

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) recebe até o dia 31 de março projetos de empreendimentos tradicionais, sócio-culturais e tecnológicos à pré-incubação, incubação ou associação ao Programa de Empreendedorismo da Universidade Federal de Alagoas. A chamada interna convidando estudantes, docentes e técnicos-administrativos visa à promoção de empreendimentos e projetos inovadores considerando a importância social da instituição para a melhoria do Estado.

Conforme exigências do Programa, serão considerados à pré-incubação os projetos que demonstrarem potencial inovador, mas que ainda não possuem estudo de viabilidade nem plano de negócios consistente; para a incubação,  serão considerados os projetos que demonstrarem potencial inovador e viabilidade necessária ao seu desenvolvimento, com Planos de Negócios maduros; e serão considerados para associação,  os empreendimentos formalizados, com condição jurídica e fiscal regular, que tenham planos de negócios consistentes e localização definida, com sede em Alagoas. Confira um modelo de projeto para pré-incubação em anexo.

Outra exigência do Programa de Empreendedorismo é que serão consideradas apenas as propostas em que os projetos sejam lotados nos ambientes das unidades acadêmicas de origem dos proponentes. Para tal, há necessidade de aval institucional, para desenvolvimento do projeto, a partir da direção da unidade acadêmica. O formulário online para submissão do projeto pode ser acessado aqui.

Os projetos apresentados serão analisados por uma comissão, e os aprovados poderão ingressar no Programa de Empreendedorismo como participantes presenciais ou não presenciais, dependendo da disponibilidade de espaço nos módulos empresariais das duas incubadoras do programa: Incubal e Núcleo Espaço Gente.

O Programa de Empreendedorismo conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA/IEL), Sebrae-AL, Finep, Fundepes, Fapeal e Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI/AL). Mais informações no site da Propep.