Defesa Social estuda ações conjuntas de segurança no entorno do campus

Como medida emergencial, PM irá reforçar policiamento ostensivo na região.


- Atualizado em
Ações para garantir segurança no entorno da Ufal foram discutidas durante reunião nesta quarta-feira, 16
Ações para garantir segurança no entorno da Ufal foram discutidas durante reunião nesta quarta-feira, 16

Mosael Henrique – Defesa Social

A melhoria da segurança pública no entorno do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi tema de uma reunião ocorrida nesta quarta-feira, 16, na Secretaria de Estado da Defesa Social. No encontro, foram discutidas algumas medidas de emergência, como o reforço no policiamento ostensivo na região.

Esse foi a primeira reunião envolvendo Defesa Social, Polícia Federal e Ufal para discutir a questão da segurança no entorno do campus universitário de forma conjunta. Segundo a reitoria, no campus do Tabuleiro circulam por dia cerca de 20 mil pessoas.

“Temos um problema que precisa ser resolvido a curto prazo e que precisa de uma ação mais ostensiva da polícia”, disse o secretário Dário Cesar Cavalcante, acrescentando que a PM irá reforçar o policiamento na região a partir de um planejamento operacional.

Na reunião, o secretário informou que a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) irá auxiliar a polícia alagoana no policiamento ostensivo a partir deste final de semana. “Sob a orientação da Defesa Social, a Força Nacional atuará nos pontos considerados mais críticos da capital”, afirmou.

Para a reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, nos últimos meses o campus universitário vem sendo alvo da ação de bandidos, necessitando de um maior policiamento ostensivo. Segundo ela, mesmo sendo uma área federal, é preciso a intervenção da força pública estadual para melhorar a segurança do local.

“Vamos fazer uma parceria para reforçar a segurança no entorno do campus l, sem fechar o acesso ao público, já que desenvolvemos vários projetos de extensão universitária”, ressaltou a reitora. Dentro dos próximos dias, será realizada uma reunião entre o Comando da PM e responsáveis pela área de segurança da Ufal para definir o esquema de policiamento.

Participaram também da reunião o superintendente da PF, delegado Amaro Ferreira, o vice-reitor Eurico Lôbo e a superintendente de Infraestrutura da Ufal, Aline Barboza.