Dirceu Lindoso lança livro e recebe título de Doutor Honoris Causa

O título de Honoris Causa a Dirceu Lindoso é um reconhecimento público da importância da sua obra literária, histórica e antropológica

Anivaldo Miranda – jornalista

O escritor, historiador e militante político Dirceu Lindoso, presidente de honra do PPS de Alagoas, vai receber nesta sexta-feira, 25 de março, às 17h, no auditório do Espaço Cultural, na Praça Sinimbu, em Maceió, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas, a ser entregue pela reitora Ana Dayse Dorea durante reunião solene do Conselho Universitário.

O título é um reconhecimento público da importância e densidade da obra literária, histórica e antropológica que Dirceu condensou em mais de 10 obras, além de muitas dezenas de artigos, documentos e ensaios que produziu em boa parte nas difíceis condições que teve de enfrentar como perseguido político da ditadura nos anos que sucederam ao golpe militar de abril de 1964.

Além do recebimento do título, na última quinta-feira, 24 de março, Dirceu foi homenageado com a realização do I Ciclo de Debates da Obra de Dirceu Lindoso, das 14h às 18h, no auditório do Severinão, no Campus Maceió. Com estudos que talvez sejam mais conhecidos em outros estados do que propriamente em Alagoas, a realização do Ciclo de Debates contou com a presença dos pesquisadores Moacir Palmeira e Otávio Velho, ambos do Museu Nacional e da Universidade Federal do Rio Janeiro, além de estudiosos como o professor Osvaldo Maciel do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Ufal.

Os participantes receberam certificados pelo cumprimento da carga horária de 5 horas do Ciclo de Debates que foi uma promoção conjunta do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo da Ufal. Confira a programação completa em anexo.

Um novo livro

Encerrado o Ciclo de Debates, Dirceu é que homenageará o público, depois das 18h, no mesmo local, com o lançamento de mais uma de suas obras, A Razão Quilombola, uma coletânea organizada pelo professor Bruno Cavalcanti, um dos articuladores das homenagens a Dirceu.

A homenagem que a Universidade Federal de Alagoas prestará a Dirceu Lindoso representa o reconhecimento da academia ao valor e profundidade da obra de Dirceu que, em boa parte de sua vida, desenvolveu seus estudos nas difíceis condições da clandestinidade política. Integrante do Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em Alagoas, Dirceu Lindoso esteve na companhia de Jaime Miranda, Rubens Colaço, Roland Benamour, José Alípio Vieira Pinto e Teófilo Lins, os últimos presos políticos a serem libertados depois de 9 meses da primeira leva de prisões que se seguiram ao golpe de Estado de 1º de abril de 1964 em Alagoas.

Forçado, logo depois, a se refugiar no Rio de Janeiro para escapar de novas perseguições da Ditadura, Dirceu Lindoso alternou sua ação como resistente político com trabalhos realizados no Museu Nacional e no Museu Imperial de Petrópolis. Dentre as obras que escreveu estão o romance “Mar das Lages” que aborda a temática do cotidiano dos pescadores do litoral norte de Alagoas e a obra sociológica A Utopia Armada que aborda a saga da insurreição dos Cabanos em Alagoas no século XVI.