Estação de Recepção de Imagens de Satélite monitora atmosfera, oceano e meio ambiente

A Ufal possui uma estação de recepção de imagens de satélite para monitorar atmosfera, oceano e meio ambiente. A cada 15 minutos, informações fundamentais à previsão de tempo são obtidas para todo o território brasileiro. Esse aumento de dados e imagens para a previsão imediata (ou nowcasting) da atividade convectiva foi possível devido ao acesso da Ufal ao satélite METEOSAT-9, controlado pela Agência Européia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT).

Computadores que permitem o monitoramento

De acordo com o professor do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) e coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), Humberto Barbosa, as imagens monitoradas durante 24 horas ajudam na previsão de chuvas em curto prazo, rastreamento de tempestades, temperaturas do Oceano Atlântico e de avaliação ambiental.

O pesquisador explica que a Ufal é pioneira na recepção. Mas segundo ele, Alagoas ainda não reconheceu a importância desses dados. “Nenhum órgão alagoano recebe essas informações que são atualizadas a cada 15 minutos”, esclarece Humberto Barbosa, ressaltando ainda que os monitoramentos de oceanos, da atmosfera, da superfície da terra, que são processados e arquivados pela estação da Universidade, poderiam ser repassados para órgãos públicos do estado de forma gratuita, desde que eles demostrassem interesse.

O Lapis iniciou a recepção das imagens em maio de 2007. As imagens recebidas na Ufal são do satélite METEOSAT-9. Elas chegam através de um sistema cognominado EUMETCast, que faz parte de uma rede mundial de sistemas de disseminação de informações por satélite. A Ufal é pioneira na recepção das imagens METEOSAT-9. E dissemina essas informações para mais dezesseis estados brasileiros. O Lapis é também responsável por treinar esses futuros usuários.

Humberto Barbosa revela que a estação de recepção da Universidade é baseada no uso de componentes comuns e disponíveis no mercado, o que permite ampla adoção do serviço por um custo baixo. Uma estação de recepção completa pode ser comprada e instalada por 3.000 a 4.000 reais. A equipe do Laboratório é formada por pesquisadores associados, por mestrandos e por alunos de graduação do curso de Meteorologia.

A escolha da Universidade Federal de Alagoas para iniciar essa recepção integra um projeto maior, o Sistema de Monitoramento Meteorológico e Ambiental (SIMMETA); criado para que dados e produtos gerados pela EUMETCast sejam aplicados em nível nacional.

Também fazem parte do projeto treinamentos presenciais de usuários das imagens do satélite METEOSAT-9. Os aperfeiçoamentos são mantidos pela agência europeia EUMETSAT.

XV Simpósio de Sensoriamento Remoto

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites realizará um workshop sobre as tecnologias utilizadas na estação de recepção da Ufal. O evento, apoiado pelo XV Simpósio de Sensoriamento Remoto (XV SBSR 2011), será realizado no dia 5 de maio, em Curitiba, com o tema “Dados e Produtos Meteosat e MepOp  em Tempo Quase Real via EUMETCast para Aplicações Meteorológicas e Ambientais”. Mais informações sobre o workshop podem ser obtidas através do site.

Não é de hoje que seus integrantes promovem e participam de treinamentos. Um deles, o mestrando em Meteorologia do Icat, Diego Rocha, participou do treinamento avançado para o "Desenvolvimento de Aplicações utilizando dados EUMETCast-GEONETCast-DevCoCast para Avaliação Ambiental", em fevereiro deste ano, na Holanda. Para Diego, a participação foi uma importante ajuda na sua área de pesquisa, o sensoriamento remoto na agricultura. E também uma oportunidade para troca de experiências com pesquisadores de várias partes do mundo como da Argentina, do México, da África e da própria Europa.

Mais informações sobre a estação de recepção de imagens da Ufal no site.