Formanda de História é selecionada para Mestrado em Arqueologia

Com o início das aulas de mestrado, Sarah antecipou a colação para o mês de fevereiro

William Correia – estudante de Jornalismo

Sarah Cavalcante de Oliveira, jovem concluinte do Bacharelado em História da Ufal, está de malas prontas para ir a um de nossos estados vizinhos, Pernambuco. Com ingresso na universidade em 2006, a aluna precisou antecipar a  colação de grau por causa do início das aulas de Mestrado em Arqueologia, na Universidade Federal de Pernambuco.

A estudante destaca a “tradição” de dificuldade que o curso da UFPE carrega consigo e por este motivo se diz aliviada e satisfeita com a aprovação em sua primeira tentativa. “É difícil, é muito concorrido”, diz a jovem, bastante emocionada ao falar de sua aprovação. “Sou muito emotiva e esta característica já é conhecida”, esclarece.

Segundo informa Sarah, o motivo de ter prestado vestibular para História foi o interesse em estudar civilizações antigas. Com este pensamento, a estudante escolheu uma direção e dedicou-se, nos anos de graduação, a pesquisas relacionadas à arte rupestre e foi orientada pelo professor Scott Joseph Allen, do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Arqueologia (Nepa).

Sarah também viajou pelas diferentes áreas da História durante o curso, mas foi na arqueologia que se encontrou. “Eu comecei voluntariamente no Nepa para melhor me inteirar com a área, e também com as atividades do grupo, e poder participar mais ativamente; fiquei lá e pude dar início às minhas pesquisas.”, diz.

O trabalho apresentado para o mestrado é intitulado “Imaginar no Sertão: relações entre registro rupestre e imaginário popular em Pão de Açúcar – AL”. Para os dois anos de curso, a estudante pretende dar continuidade às suas pesquisas, mas agora relacionadas à localização e documentação de sítios arqueológicos do município.