Governo de Alagoas realiza a III Semana Integrada da Água

Victor Guerra - jornalista

O Governo de Alagoas deu início à III Semana Integrada da Água no último domingo, 20 de março, com exposições na orla da Pajuçara e envolveu diversos setores do poder público estadual. A programação contou ainda com atividades em diversos municípios durante toda semana, como palestras e eventos culturais.

Oficialmente, o Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março, e neste ano, com o tema “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”, determinado pela Organização das Nações Unidas, o Governo de Alagoas levará a população à necessidade de conscientização de que o crescimento urbano precisa respeitar os limites da natureza, para evitar que tragédias como em junho de 2010 voltem a ocorrer.

Entre os órgãos do estado, temos a participação das Secretarias do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da Infraestrutura, além da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Instituto do Meio Ambiente (Ima). A Semana Integrada da Água é um marco também na conscientização da população quanto ao uso da água. Serão distribuídos materiais informativos, além da realização palestras e excursões para estudantes serão realizadas em todo Estado.

Em Penedo, por exemplo, os parceiros do Governo de Alagoas, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), levarão estudantes a Área de Preservação Ambiental da Marituba do Peixe. Em Teotonio Vilela, a parceria com a Usina Seresta garantirá palestras de conscientização na Escola Estadual José Aprígio Brandão.

A III Semana Integrada da Água realizada pelo Governo de Alagoas tem como parceiros a Codevasf, a Ufal, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), as prefeituras de Maceió, Arapiraca, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Coruripe, Paripueira, Teotonio Vilela, Piranhas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e as Usinas Seresta e Coruripe. E conta com o apoio das usinas Sinumbú, Guaxuma, da Coca-cola e da Frascalli. Confira a programação completa.