Instituições de pesquisa assinam contrato para rede de alta velocidade


- Atualizado em
O contrato entre a Eletrobrás e o Consórcio da Rede Alagoana de Alta Velocidade foi assinado no dia 22 de março
O contrato entre a Eletrobrás e o Consórcio da Rede Alagoana de Alta Velocidade foi assinado no dia 22 de março

A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP.

O modelo adotado para a Redecomep baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas própria, voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

A Redecomep de Alagoas foi denominada de Rede Alagoana de Alta Velocidade (RAAVE) e se constitui em um projeto de rede metropolitana dedicada para pesquisa e educação que utiliza um anel de fibra óptica, tendo os seguintes membros: a Ufal, o Ifal (antigo Cefet-AL), a Fapeal e a Eletrobrás.

Na última terça-feira, 22 de março, foi finalizado na Ufal o contrato entre a Eletrobrás e o Consórcio da Rede Alagoana de Alta Velocidade (RAAVE), visando à cessão dos postes para lançamento de 25 km de fibra óptica. Com isso, a empresa já licitada para implantação da RAAVE poderá utilizar os postes e fazer o lançamento da fibra na cidade de Maceió, bem como instalar os equipamentos ativos para o seu funcionamento.

Com a implantação da RAAVE, as instituições parceiras terão uma rede de alta velocidade, permitindo a oferta de uma série de serviços, tais como: videoconferência, telemedicina, telefonia IP etc. Ressalte-se que é desejável que a composição da RAAVE sofra novas inclusões, principalmente com relação às instituições de educação/pesquisa estaduais. Estiveram presentes à reunião o Pró-reitor de Gestão Institucional da Ufal, João Carlos Barbirato; Olival de Gusmão (Ufal); José Geraldo C. G. Ribeiro (Ufal); Marcelo Queiroz (Ufal); Ricardo Rubens Nunes (Ifal); Adriano da S. Araújo (Ifal); Marcus Vinicius (Ceal); André Alves Araújo (Ceal); Georginei Souza Neri (Fapeal); e Juliano Araújo (Fapeal).