Penedo comemora Semana Mundial da Água

Varzea do Marituba do Peixe é uma importante reserva hídrica que conta com o apoio da Codevasf para preservação reduzida

“A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”, assim descreve a Declaração Universal dos Direitos da Água em seu artigo 5º. Para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), diversas instituições como Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Ufal, Ifal, Usinas Paisa, Usina Marituba, Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria de Educação e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), realizam uma série de atividades em Penedo nesta quarta-feira, 23, para sensibilizar a população sobre o papel de cada um de nós na preservação deste importante recurso natural.

Entre as atividades programadas estão visitas ecológicas guiadas à APA da Marituba do Peixe e à Estação de Tratamento de Água do SAAE Penedo, palestras sobre recursos hídricos e peixamento na Marituba do Peixe. Para encerrar as comemorações da Semana da Água em Penedo será realizado um evento cultural na próxima quarta-feira, 29, às 19h, no auditório do Sindspem, que contará com homenagens a personalidades que fizeram a história do rio São Francisco e sua relação com este importante recurso hídrico, lançamento do livro “Pescando Cidadania: poemas” de seu Toinho Pescador, importante liderança ambiental e dos pescadores artesanais do Baixo São Francisco, apresentação teatral e de coral. Também está programada o lançamento da edição da Revista Graciliano Ramos publicada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos do Governo do Estado que tratou sobre o Velho Chico, discutindo aspectos sociais, culturais e econômicos do rio e dos ribeirinhos.

A iniciativa pretende reunir estudantes e professores da rede estadual e municipal de educação, pescadores, ambientalistas, estudantes e professores universitários e a população em geral do município para refletir acerca da preservação dos recursos hídricos, como rios, mares e lagoas. As atividades fazem parte da Semana Integrada da Água organizada pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em meio às comemorações do Dia Mundial da Água.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, a boa gestão de recursos hídricos é condição essencial para a preservação da vida no planeta. De acordo com ele, a participação da Codevasf em conselhos e colegiados que tratam do tema, a exemplo do Conselho Gestor da APA da Marituba do Peixe e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, demonstram essa preocupação das esferas de governo como o Governo Federal. “Não podemos pensar em vida sem água de qualidade. Por isso a Codevasf integra importantes instâncias de decisões que repercutem na preservação da água”, afirmou.