Pesquisa propõe ações de Educação Ambiental em Delmiro Gouveia

“O lixo e seus desafios: uma proposta para amenizar os seus impactos no meio ambiente na comunidade do bairro Bom Sossego, em Delmiro Gouveia – AL” é a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo professor Aluísio Norberto dos Santos, do Campus do Sertão. A pesquisa objetiva despertar a comunidade para a preservação do meio ambiente, tornando-a consciente das consequências que o lixo pode provocar para a sobrevivência humana.

Público participante da palestra na sede da entidade colaboradora, Associação dos Moradores do Bairro Bom Sossego

Diana Monteiro – jornalista

Morador do bairro Bom Sossego, o professor Aluísio Norberto diz que as ações do projeto tiveram início em 2010 com a aplicação de questionários, palestras educativas, exibições de vídeos com a comunidade do bairro do Bom Sossego e com os alunos da Escola alvo do projeto. O estudo parcial do projeto foi apresentado como palestra, durante o congresso acadêmico realizado em Santana do Ipanema em 2010.

“O lixo é um problema mundial e cada projeto que trate dessa temática sem dúvida contribuirá de alguma forma para a conscientização da comunidade. Essa falta de conscientização termina contribuindo sensivelmente para a poluição do meio ambiente. E no caso do sertão alagoano, que é cortado pelo rio São Francisco, um dos mais importantes do país, é fundamental haver essa consciência da responsabilidade ambiental que temos para com ele. Para o aluno que está estudando nas séries iniciais marca o início do pensar com responsabilidade social”, destaca o professor Aluísio Norberto, que é pedagogo e técnico em assuntos educacionais.

A pesquisa vem sendo feita em parceria com a Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Bairro Bom Sossego. Aluísio frisa a importância da implantação da Universidade Federal de Alagoas no Sertão, com sede em Delmiro Gouveia e Unidade de Ensino em Santana do Ipanema, para a motivação de um projeto tendo como foco a área ambiental.

Sobre a contribuição social e econômica que a pesquisa trará para o município de Delmiro Gouveia, Aluísio Norberto ressalta que a conscientização de futuros cidadãos é na verdade o objetivo do projeto. “Não existirá maior ganho se nós conseguirmos introduzir aos poucos na mente das pessoas a responsabilidade que elas devem ter com o meio ambiente”, enfatiza o professor.

Quanto à participação de estudantes do Campus do Sertão na pesquisa, Aluísio Norberto informa que o projeto foi selecionado sem bolsa e inicialmente contou com a colaboração do estudante Valmir Nunes, do curso de Geografia. “Estou tentando com a direção do Campus do Sertão que um bolsista se integre ao projeto para assim dinamizarmos as atividades da pesquisa durante este ano”, enfatiza.