Reitora Ana Dayse é homenageada no Prêmio Selma Bandeira
Em seu primeiro ano, Prêmio foi entregue no Espaço Cultural do Sesi na última quarta-feira, 30 de março.
- Atualizado em
Ygo Ferro - Almanaque Alagoas
O mundo é gerado na barriga delas. Musas dos poetas, santas ou guerreiras. Trabalhadoras, artistas ou donas de casa. Elas são as inspirações dos poetas, as melhores personagens dos cineastas, as histórias de vida e luta guardadas na memória de cada uma. São elas as conselheiras do filho pródigo - a última palavra - , ou apenas, simplesmente mães, motivo que já justificaria todas as homenagens oferecidadas a elas.
O Prêmio Selma Bandeira foi criado para homenagear essas mulheres incríveis, ao reconhecer talentos que se destacam nos mais diversos segmentos sociais.
Prêmio
Reconhecer mulheres talentosas, competentes e guerreiras junto a mídia e a sociedade brasileira - também conscientizar e motivar o surgimento de novas profissionais - foi o objetivo do Prêmio Selma Bandeira, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
O dia 8 de março é para ser lembrado com muito respeito todos os dias. Em cada parte do mundo existe uma grande mulher sonhando, que cuida, ensina, salva e forma o caráter de milhares de seres humanos para a vida que acontece agora.
Simbólico e de imensa responsabilidade social, o Prêmio é grande em sua essência, principalmente porque revive a memória de outra grande mulher: Selma Bandeira - a Médica, a Mãe e a Deputada que levantou a bandeira pelo respeito aos direitos humanos em plena época de ditadura militar no Brasil.
Selma Bandeira (1944 - 1986)
Em Alagoas Selma Bandeira é um exemplo de coragem e ousadia, a vida da alagoana foi marcada por sua contribuição na luta contra as discriminações políticas, econômicas e sociais em plena época da ditadura militar. Nascida em Delmiro Gouveia no dia 1 de janeiro de 1944, foi médica, militante política e deputada estadual.
Primeira presa política beneficiada pela Anistia, depois de um ano e três meses de prisão, pertenceu aos quadros do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Por sua atuação política foi submetida a sessões de tortura durante a prisão.
Na década de 1970, formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE), exercia a profissão em Recife, época que entrou para a clandestinidade devido às perseguições políticas. Em março de 1978 foi presa em Pernanbuco e cumpriu pena no Presídio feminino Bom Pastor.
Com a promulgação da Anistia, retornou a Maceió e retomou suas atividades profissionais como médica sanitarista. Participou do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com a fundação do Movimento de Mulheres do MDB, ao mesmo tempo em que organizava o Movimento de Mulheres Trabalhadoras. Em 1982 foi eleita deputada estadual, destacando-se pela combatividade, pela postura ética e por sua luta em defesa da cidadania e de melhores condições de vida para as populações marginalizadas, principalmente, para as mulheres.
Meses antes de falecer em um acidente automobilístico no ano de 1986, participou da criação do primeiro Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher. Selma Bandeira estava em campanha para um mandato na Câmara Federal, tinha 42 anos e morreu no dia 7 de setembro.
Homenageadas
CÍCERA PINHEIRO - PROFESSORA - SECRETÁRIA ADJUNTA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS (EDUCAÇÃO)
ANA DAYSE REZENDE DOREA - MÉDICA - ADMINISTRADORA - REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (EDUCAÇÃO)
MARISTELA POZITANO - GESTORA - MOVIMENTO PELA PAZ - ORGANIZADORA E MEMBRO DO FORÚM PERMANENTE PELA VIDA E PELA PAZ (FORVIDA) (RESPONSABILIDADE SOCIAL)
NOÉLIA COSTA - GESTORA - PRESIDENTE DO FORÚM DE COMBATE AS DROGAS (RESPONSABILIDADE SOCIAL)
ROSITA FERNANDES - GESTORA - PRESIDENTE DA APALA EM ALAGOAS (INCLUSÃO SOCIAL)
PERÓ DE ANDRADE - GESTORA - GESTÃO DO PROJETO SOCIAL SUA MAJESTADE O CIRCO (INCLUSÃO SOCIAL E CULTURAL)
PAULA SARMENTO - GESTORA PÚBLICA - PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DA CIDADE DE MACEIÓ (PROJETOS CULTURAIS)
CÁRMEN LÚCIA DANTAS - HISTORIADORA E MUSEÓLOGA (MUSEOLOGIA)
ROSSEMARY RANCOK - PROFESSORA DE CANTO (MÚSICA)
FÁTIMA MENEZES - MAESTRINA - REGENTE DO CORAL DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE ALAGOAS (CORETFAL) (MÚSICA)
MAMÁ OMENA - PROMOTER - (EVENTOS SOCIAIS)
SANDRA MENEZES - GESTORA - PRESIDENTE DO IBAMA EM ALAGOAS E VICE-PRESIDENTE DA EXECUTIVA NACIONAL DO PARTIDO VERDE (ECOLOGIA)
LIARA NOGUEIRA - JORNALISTA- PRODUTORA E APRESENTADORA DOS JORNAIS DA TV GAZETA DE ALAGOAS (COMUNICAÇÃO)
NELMA PADILHA - DESEMBARGADORA- VICE-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS (JUDICIÁRIO)
FERNANDA VILELA - ADMINISTRADORA - CONSELHEIRA DO SEBRAE E EX SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE ALAGOAS (ECONOMIA)
LOURDINHA LYRA - ARQUITETA- VICE-PREFEITA DE MACEIÓ (GESTÃO PÚBLICA)
KAKÁ MARINHO - JORNALISTA - INSTITUTO ZUMBI DOS PALMARES (COMUNICAÇÃO)
KÁTIA BORN - GESTORA PÚBLICA - SECRETARIA DE ESTADO DA MULHER, DA CIDADANIA E DOS DIREITOS HUMANOS (SOCIAL/POLÍTICA)