Bate-papo com estudantes revela benefícios e dificuldades nos intercâmbios

25 alunos da Ufal fizeram intercâmbio internacional em 2010

Jhonathan Pino - jornalista

Como numa conversa entre amigos, estudantes intercambistas estiveram reunidos com a reitora Ana Dayse Dorea e representantes da Assessoria Internacional da Ufal e do Banco Santander na tarde da quarta-feira, 20, para relatar suas experiências e dificuldades nos diversos programas de mobilidade.

A reunião foi marcada com o intuito de divulgar o novo programa de bolsas de intercâmbio do Santander que deverá enviar cinco estudantes da Ufal para o México pelo programa Ibero-americano. O novo programa foi anunciado pelo representante do Banco Santander da Região Norte e Nordeste, Cláudio Tavares.

Essas bolsas serão somadas às existentes do Top China, Fórmula Santander, Erasmus Mundus, Andifes e outras tantas que propiciam aos alunos estudar em outras instituições de ensino superior, como também a vinda de estudantes estrangeiros para serem diplomadas na universidade alagoana.

A reitora Ana Dayse explicou a importância de aproveitar o momento para verificar os ganhos no processo de internacionalização nos últimos seis anos. “É uma satisfação muito grande recebê-los num momento em que o Santander também está presente. Sempre mantemos esse contato inicial antes do embarque dos alunos, mas eu gosto de manter esse contato após a volta deles, pois é nesse momento que conversamos sobre as experiências e verificamos o retorno para a Universidade”, explicou Ana Dayse.

De acordo com o Assessor Internacional, Niraldo Farias, foi com a iniciativa do Banco Santander que a Ufal ganhou visibilidade internacional. “A partir daí  fomos aprovados em outros programas como o Erasmus Mundus. Atualmente, temos mais cinco convites: um deles é do Mercosul. Essa iniciativa do Santander não só oferece as bolsas de estudos, como também é propulsora da internacionalização das universidades”, disse Niraldo.

Relatos dos estudantes

A aluna de Pedagogia, Camila Silva, viajou para Portugal através do Programa Luso-brasileiro do Santander e falou sobre as oportunidades que teve nos seis meses em Lisboa. “Conheci a academia lusitana, as diferenças entre as duas academias, a pós-graduação. O crescimento que a gente tem é incomensurável”, diz Camila.

Para Laura Calheiros, a mobilidade também é uma grande oportunidade para reconhecer a qualidade da própria instituição. Aluna de Arquitetura, Camila estudou um semestre na Universidade de Brasília. “Essa mobilidade nos faz reconhecer o quanto a nossa Universidade também é boa. A gente aprende a valorizá-la”, destaca.

Mas nem só com boas experiências voltaram as malas dos estudantes. Laís Souza passou um semestre na Universidade do Rio de Janeiro (Unirio) e relatou as dificuldades de moradia a as limitações contratuais dos convênios firmados entre as Universidades.

Outros alunos também abordaram a dificuldade em obter os vistos, dado a burocracia excessiva dos consulados e alunos estrangeiros falaram sobre os problemas com transportes e o preconceito vivido em Maceió. Porém, eles entram no consenso quanto ao saldo dessas viagens: “a gente só ganha com essa troca de experiências”, acrescentou Camila Silva.

Programa Top China

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Programa Top China, do Santander Universidades. O programa de mobilidade internacional tem o objetivo de potencializar, entre Brasil e China, a realização de projetos acadêmicos e culturais voltados ao aprimoramento da formação de professores e alunos das Instituições de Ensino Superior.

Serão disponibilizadas cinco bolsas na Ufal, sendo quatro para alunos e uma para docente, todos com fluência em inglês, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Ciências Sociais, Meteorologia e Economia. A participação dos alunos e do docente no Curso sobre Meio Ambiente, Urbanismo e Sociologia sob a perspectiva da Sustentabilidade na Universidade de Shanghai Jiao Tong e Pequim será no período de 8 a 28 de julho. Além de cobrir despesas de passagem, alimentação e hospedagem, o Programa Top China oferece uma ajuda de custo no valor de R$ 528,78, correspondente a US$ 300 por participante. Leia mais.