Nova edição do Pibid seleciona cem instituições


- Atualizado em
I Encontro Estadual do Pibid reuniu na Ufal bolsistas, coordenadores e representantes das escolas da rede pública estadual de educação
I Encontro Estadual do Pibid reuniu na Ufal bolsistas, coordenadores e representantes das escolas da rede pública estadual de educação

Por Assessoria de Comunicação da Capes

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 7 de abril, a relação das instituições que tiveram projetos selecionados para participarem do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Nesta edição, cem instituições de ensino superior (IES) públicas – sendo quatro municipais, 20 estaduais e 76 federais – foram contempladas, totalizando, no Programa, um adicional de 8.928 estudantes de cursos de licenciatura e 1.429 professores da rede pública a serem apoiados pelos próximos dois anos.

Criado em 2007 e coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid tem o objetivo de estimular a docência e implantar ações que valorizem o magistério entre os estudantes de graduação.

A iniciativa funciona por meio da concessão de bolsas para que estudantes de licenciatura realizem projetos em escolas de educação básica, que visam à aproximação da teoria das licenciaturas à prática de salas de aula da rede pública de ensino. Além dessa integração entre universidade e escola, os projetos desenvolvidos propiciarão aos bolsistas o contato com experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, sob supervisão de professores das escolas públicas.

Os benefícios não se restringem aos participantes do programa, pois as escolas parceiras também saem ganhando, uma vez que são priorizadas aquelas com baixo índice de desenvolvimento da educação básica e que, além de alcançar resultados positivos com os projetos, atuam como protagonistas no processo de formação dos estudantes das licenciaturas.

De acordo com a DEB/Capes, serão utilizados mais R$ 13 milhões no custeio do programa no próximo biênio. Os participantes recebem bolsas que variam de R$ 350 a R$ 1,2 mil, dependendo da modalidade de apoio exercida: bolsista de iniciação à docência (estudantes dos cursos de licenciatura); bolsista coordenador institucional (docentes das universidades federais e estaduais) e bolsista de supervisão (professores das escolas públicas estaduais e municipais).

Apesar de relativamente novo, o Pibid já alcançou resultados expressivos como a diminuição da evasão e o aumento da procura pelos cursos de licenciatura; a crescente participação de trabalhos de bolsistas do Pibid em eventos acadêmicos, inclusive no exterior; a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a formação mais contextualizada e comprometida com o alcance de resultados educacionais, entre outros. Saiba mais sobre o Pibid e acesse o resultado.

O Pibid na Ufal

Roberta Batista - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas possui 105 bolsistas Pibid, todos oriundos de cursos de Licenciatura. Nos último mês de março, a Ufal promoveu o I Encontro Estadual do Pibid, que reuniu alunos bolsistas e não-bolsistas, coordenadores do programa em diversos cursos e representantes das escolas da rede pública estadual. Com o tema “A formação docente na Ufal e na Escola”, os participantes vivenciaram os resultados de um projeto de integração entre ensinos superior e médio.

De acordo com a coordenadora institucional do Programa, Suzana Barrios, o programa é desenvolvido nos Campi Maceió e Arapiraca. Criado há dois anos, o Pibid é orientado nacionalmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e na Ufal, pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O programa ainda conta com um convênio com a rede estadual de ensino de Alagoas.

Em seu primeiro edital, o programa incluiu somente Licenciaturas da área de Exatas; a partir do segundo, conquistou a inserção dos cursos de Artes, Pedagogia, Educação Física e Geografia. Agora, no terceiro edital, o Pibid inclui o Campus do Sertão, com as Licenciaturas em História e em Letras. “Pretendemos aumentar o número de bolsistas de 105 para mais de 200 nos dois próximos meses”, destaca Suzana Barrios.

De acordo com a coordenadora, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência tem três objetivos principais – que os bolsistas valorizem a escola pública e a docência e que contribuam com a qualidade do ensino nas escolas.

Cada escola que participa do Pibid tem um docente do seu quadro como supervisor. Há também os coordenadores por área; o da Licenciatura em Educação Física, do Campus A. C. Simões, é a professora Patrícia Ayres. Ela coordena 20 bolsistas que realizam trabalhos em três escolas: Ovídio Edgar e Moreira e Silva, em Maceió, e Rui Palmeira, no município de Arapiraca.

Bolsistas

As estudantes do curso de Letras da Ufal Louryne Gouveia e Lídia Maria dos Santos são duas dos 105 bolsistas do Pibid. As alunas, que estão no 5º período, desenvolvem trabalhos em escolas da capital alagoana desde maio do ano passado. Louryne participou de aulas de Português do sexto ano do ensino fundamental, na Escola Margarez Lacet, no bairro do Tabuleiro do Martins. A observação resultou em um relatório cheio de detalhes, como horários de aulas, práticas de explicações do professor, e em oficinas de leitura e produção de texto. Já Lídia Maria, observou aulas de Português dadas para uma turma de nono ano, também do ensino fundamental, da Escola Moreira e Silva, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa).

Para a jovem Louryne, a experiência é enriquecedora. “Você aprende antes de entrar na prática de estágio”, disse a estudante de Letras. E Lídia revela: “Mudei muito do que pensava sobre o ensino de Língua Portuguesa. Não penso mais a língua como uma série de regras. Aprendi a estabelecer interação entre os sujeitos, a olhar o aluno enquanto sujeito. Eles até apresentaram um trabalho do gênero cordel”, afirmou a bolsista Pibid.

Resultados

O Pibid na Ufal já colhe seus frutos. A presença de um coordenador e de dois alunos do curso de Música, Diego Victor e Wagner Barroso, na Escola Moreira e Silva estimulou a criação de um coral. O grupo composto por alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio se apresentou no primeiro dia do Encontro na Ufal. Os jovens emocionaram os participantes com composições de Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Legião Urbana, Gilberto Gil e da banda Chimarruts.