Programa conta vida do escritor alagoano Graciliano Ramos
- Atualizado em
Diego Rocha – Portal do MEC
A TV Escola exibe o episódio “Graciliano Ramos: Literatura sem bijuterias”, da série Mestres da Literatura, que conta a trajetória do escritor alagoano, que foi prefeito de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas.
No programa Sala de Professor, que foi exibido na última segunda-feira, 25, às 10h e com reprise às 16h, e também será exibido neste sábado, 30, às 11h, professoras convidadas propõem um trabalho interdisciplinar para ler e reescrever Vidas Secas, um de seus mais importantes livros, utilizando outros meios de expressão artística.
Político e escritor, Graciliano Ramos colocou um viés social em sua vida e obra. Eleito prefeito de Palmeira dos Índios em 1927, ficou dois anos no cargo até renunciar em 1930 e se mudar para Maceió no mesmo ano. Publicou, em 1933, Caetés, pelo qual recebeu o Prêmio Brasil de Literatura.
Entre as obras mais conhecidas do autor estão, além de Caetés e Vidas secas, São Bernardo, Angústia e o póstumo Memórias do Cárcere, que narra o período em que Ramos, acusado de participar da Intentona Comunista, esteve na prisão. O livro descreve os mais variados tipos encontrados entre os presos políticos e narra, entre outros acontecimentos, a entrega de Olga Benário para a Gestapo, polícia nazista, e insinua as sessões de tortura aplicadas a prisioneiros políticos.
A TV Escola pode ser assistida no canal 112 da Sky, 694 da Telefônica TV Digital, 123 da Via Embratel, pela antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770, e digital banda C vertical, frequência 3965.