Campus do Sertão prepara livro na área de Educação Ambiental

Emerson, Wanubia, Tarcísio, Tiago e Diana

Diana Monteiro – jornalista

O projeto que realizou o mapeamento e disseminação de práticas com êxito na educação ambiental, na cidade de Delmiro Gouveia, resultará na publicação, ainda este ano, do livro “Educação Ambiental: Pesquisa e Prática Educativa no Sertão Alagoano”.

Dividido em sete etapas, o projeto denominado de “Experiências exitosas de educação ambiental na escola: mapeando práticas e difundindo conhecimentos”, foi coordenado pelo professor Tarciso Augusto com parceira da prefeitura do município. Ele foi concluído neste mês de maio e teve como público–alvo os professores da educação básica, de escolas públicas e privadas de Delmiro Gouveia que desenvolvem práticas na educação básica.

Integraram a pesquisa as seguintes etapas: identificação no município de Delmiro Gouveia de professores que trabalhem com educação ambiental no âmbito da escola; localização de professores daqueles que já tenham práticas exitosas de educação ambiental a partir do reconhecimento de seu trabalho por seus pares; verificação de quais as principais temáticas preconizadas por essas práticas e entendimento do que faz com que tais experiências se tornem exitosas.

“A coleta de dados para subsidiar formação de educadoras e educadores em educação ambiental no município, a produção de uma cartilha de difusão de práticas exitosas, como também, o suporte as ações de formações de professores em Delmiro Gouveia, no campo de educação ambiental, integraram as etapas da pesquisa”, declarou o professor Tarciso Augusto.

O professor Tarciso Augusto informa que o projeto contou com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa-Ação, (Pibip-Ação) da Ufal para o Campus Sertão, através da participação do aluno bolsista Tiago Alves da Silva, do curso de Engenharia Civil.  Colaboraram também com o trabalho as alunas Diana de Oliveira da Silva e José Emerson Máximo de Carvalho, ambos do curso de História; e Wanuka Maria Menezes da Silva, do curso de Geografia. A arte gráfica do livro foi elaborada pelo técnico-administrativo Diego Gourtierrez Fernandez.

Resultados

Os resultados obtidos da pesquisa e os produtos dela oriundos fornecerão importantes indicadores das condições e possibilidades de ações futuras na pesquisa, no ensino e na extensão voltadas à discussão da problemática ambiental.

“Como pretendemos dar continuidade as atividades extensionistas com a educação ambiental, teremos a oportunidade de saber os efeitos da nossa primeira ação realizada, além de se constituir em um importante suporte para o desenvolvimento de projetos com foco na temática ambiental”, diz Tarciso.

O professor complementa que há grande contribuição do trabalho para a formação acadêmica dos alunos envolvidos, principalmente na formação de uma aptidão voltada para a identificação de problemas socioambientais e das possibilidades da ação educativa na minimização ou resolução de tais problemas.

Em 2010 o trabalho foi apresentado no 2º Congresso Nordestino de Extensão Universitária – Cidadania e Sustentabilidade: desafios, caminhos e soluções”, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPe), como também na II Semana de Gestão Ambiental, promovida pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e no VII Congresso Acadêmico da Ufal.