Editais abrem inscrições para 206 bolsas de extensão


- Atualizado em

Foram prorrogadas até o dia 31 de maio as inscrições para os Editais institucionais Proinart e Pibip-Ação para os Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão e suas respectivas Unidades de Ensino. A vigência dos Editais é de 12 meses, a contar a partir de 1º de junho. Professores e técnicos de nível superior da Ufal, em efetivo exercício, podem submeter propostas. As propostas para os editais devem ser enviadas apenas para o email proex_extensao@yahoo.com.br

Proinart

O Edital nº 7/2011 do Programa de Iniciação Artística disponibiliza 21 bolsas no valor de R$ 360,00. Os projetos inscritos devem contemplar atividades relacionadas à produção e difusão artística que possam contribuir para a consciência cultural no que diz respeito à memória, à criação e à prática da Arte como um patrimônio cultural de toda a sociedade. A temática que deve ser seguida é “Juventude no século XXI: desafios e perspectivas”.

Serão selecionados sete projetos de extensão nas seguintes áreas: Música, Teatro, Dança, Fotografia, Pintura, Audiovisual e Literatura. Cada projeto terá direito a três bolsas. Para participar do Proinart é necessário estar regularmente matriculado em cursos de graduação da Ufal; dispor de uma carga horária de 20 horas semanais; ter como coordenador um professor ou técnico-administrativo de nível superior, em efetivo exercício e em situação regular com a Proex; ter média geral nas disciplinas cursadas igual ou superior a 6,0 e no máximo duas recuperações; e manter atualizado seu endereço eletrônico no Setor  Técnico de Projetos da Proex.

A inscrição deve ser feita pelo coordenador, utilizando o formulário de inscrição do projeto disponível no Portal da Extensão, e enviando uma cópia do projeto em PDF para o e-mail programasproex2@yahoo.com.br. O resultado final será divulgado no dia 31 de maio.

Pibip-Ação

Já os projetos que concorrem aos Editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa-Ação devem contemplar atividades relacionadas com as diversas formas de ação coletiva orientadas para a transformação social, desenvolvidas por professores, técnicos de nível superior e alunos da Ufal, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para o processo de formação acadêmica dos alunos, no tocante à prática de investigação científica aplicada.

O Edital nº 4/2011 disponibiliza 15 bolsas Pibip-Ação para projetos no Campus do Sertão e Unidade de Ensino. Para o Campus Arapiraca e Unidades de Ensino, o Edital nº 5/2011 disponibiliza 70 bolsas. Para o Campus Maceió, também estão sendo ofertadas 70 bolsas através do Edital nº 6/2011. As bolsas são no valor R$360,00. A inscrição deve ser feita pelo coordenador, utilizando o formulário de inscrição do projeto disponível no Portal da Extensão, e enviando uma cópia do projeto em PDF para o e-mail sertaoepolo@yahoo.com.br, caso o projeto seja do Campus do Sertão; arapiracaepolos@yahoo.com.br, caso seja do Campus Arapiraca; ou acsimoesufal@yahoo.com.br, caso seja do Campus Maceió.

Para se inscrever, o aluno precisa estar regularmente matriculado em cursos de graduação da Ufal; apresentar disponibilidade para o cumprimento das atividades previstas; ter média geral, nas disciplinas cursadas, igual ou superior a 6,0 e no máximo duas recuperações; e não poderá exercer qualquer atividade remunerada, nem receber outro tipo de bolsa. O resultado final será divulgado no dia 31 de maio.

Ações Afirmativas – Odé Ayé

A Pró-reitoria de Extensão e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) também abriram inscrições para apresentação de projetos para o Programa Òde Ayé de Ações Afirmativas, em todas as áreas de conhecimento, disponibilizando 30 bolsas de extensão para alunos cotistas. Docentes e técnicos denível superior podem submeter propostas até o dia 31 de maio, dentro da temática "Oportunidades e Desafios na Desigualdade, na Diversidade e na Exclusão".

Considerando que 65% da população alagoana é constituída por afro-descendentes e que 67% desse contigente encontra-se abaixo da linha da pobreza, o Programa objetiva possibilitar a inserção do estudantes cotista no âmbito acadêmico; desenvolver estudos relativos às relações étnico-raciais e ao processo de implementação da Lei nº 10.639/03 nas redes de ensino, dentre outros.

A inscrição deve ser feita pelo coordenador, utilizando o formulário de inscrição do projeto disponível no Portal da Extensão, e enviando uma cópia do projeto em PDF para o e-mail programasproex2@yahoo.com.br. O resultado final será divulgado no dia 31 de maio.  Mais informações no Edital.