Nota Oficial da Comissão Eleitoral

Em virtude dos últimos acontecimentos divulgados pela mídia, no tocante ao processo em curso de consulta eleitoral para a sucessão reitoral da UFAL, vimos tornar público o posicionamento desta comissão em relação ao bom andamento desta eleição: Primeiro, entendemos essa consulta eleitoral como um processo democrático, que se dá por meio do embate de ideias e propostas.

Neste sentido e em segundo lugar, repudiamos todo e qualquer modo de coerção e assédio, seja dos candidatos aos eleitores, dos eleitores aos candidatos e/ou entre os candidatos. Neste sentido, não iremos tolerar e aceitar atos que venham coibir o pleno exercício da liberdade de expressão de qualquer membro pertencente a esta Universidade. Sendo este membro estudante, técnico ou professor.

Terceiro, estamos plenamente atentos ao andamento das eleições, quer seja em relação às questões técnicas, quer seja em relação às questões políticas. Desta forma, não iremos nos furtar de averiguar todos os casos que extrapolem as normas eleitorais. Tanto no sentido de repudiarmos tais atos, quanto no sentido de apurarmos a veracidade de atos que venham a ser publicizados no intuito de tumultuar, beneficiar e/ou prejudicar quaisquer um dos candidatos.

Por fim, solicitamos de toda a comunidade acadêmica e, principalmente das três chapas envolvidas no pleito, que prezem pelo bom andamento das eleições e que respeitem as normas eleitorais publicadas no edital desta eleição, para que possamos – enquanto instituição de ensino superior -- dar o exemplo à sociedade alagoana no que concerne ao pleno exercício da democracia para não corrermos o risco de nos rebaixar às práticas eleitoreiras que tanto costumamos repudiar.

Atenciosamente,

Comissão Central Eleitoral