Portal da Capes é premiado em concurso sobre Inovação na Gestão Pública Federal

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo, com informações da Capes

Criado para dar visibilidade às pesquisas científicas realizadas nas instituições de ensino superior do Brasil, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo vasto conteúdo, alcançou a 5ª posição no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e que contou com 117 inscritos.

Para a seleção dos portais, um dos requisitos foram os resultados alcançados na democratização do conhecimento científico no Brasil e a expansão do acervo, e do número de instituições usuárias, como também os acessos e downloads diários. “No portal, os alunos encontram as pesquisas mais recentes em sua língua, pois é uma verdadeira biblioteca virtual”, explica Sandra Nunes, coordenadora do Programa de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal.

No concurso, que teve como objetivo estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa em suas atividades, o Portal de Periódicos recebeu como premiação uma vaga no curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, condicionada à aprovação no processo seletivo.

A Universidade Federal de Alagoas, segundo Sandra Nunes, contribuiu para o desempenho do portal através dos seus pesquisadores. Além disso, a Propep e a Biblioteca Centra, por meio do Programa Pró-multiplicar, capacitam agentes divulgadores do Portal Capes, a fim de tornar o Portal mais conhecido pelos estudantes dos mestrados.

O Programa, criado em 2009, procura atrair a comunidade acadêmica ao site, pois quanto mais acessos, mais visibilidade tem a universidade. “Todos os integrantes da comunifdade acadêmica podem ter um perfil no Portal da Capes para receber e compartilhar pesquisas com instituições de ensino superior”, destaca a coordenadora.

Lançamento de livro

Além da Premiação, o dia 25 de abril também foi marcado pelo lançamento do livro contendo o relato das experiências premiadas em 2010 e da 16ª edição do Concurso Inovação.

O concurso contou com a colaboração do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e com o apoio, para as premiações, da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GTZ).