Projeto resgata cultura sertaneja e promove Recital Literário

Índio apresentou as suas obras e falou sobre a realidade de viver no Sertão alagoano

William Correia – estudante de Jornalismo

Com o intuito de estimular o resgate, a reflexão e o estudo relacionados à arte originária do Sertão alagoano, um grupo de estudantes mantém, por meio do Programa Vivência da Arte, o projeto Cantando e Contando as Poesias do Sertão. Periodicamente, eles realizam um recital, com duas horas de duração, para promover a apreciação da produção sertaneja.

“O projeto nasce com a intenção de possibilitar aos universitários o contato com uma das expressões mais fortes do povo sertanejo, usando sua rica literatura e musicalidade, transformando-as em conhecimento para as diversas áreas de estudo acadêmico”, defende Laís Vitória, uma dos cinco componentes do grupo. Podemos extrair dos poemas assuntos relacionados à Geografia, História, Pedagogia e Engenharia, por exemplo” explica a estudante, que acrescenta a possibilidade de também conhecer melhor a história local.

Para participar do primeiro Recital Literário do Sertão foi convidado o poeta e compositor Severino de Souza Neto, popularmente conhecido como "Índio".  Entre apresentações de suas obras, o artista falou sobre a sua trajetória na região marcada pelo sol forte e constante, e sobre as dificuldades em manter viva a sua arte, ao mesmo tempo em que luta contra as dificuldades de viver no Sertão nordestino.

Laís justifica que a literatura popular do Sertão, apesar de sua qualidade, não é valorizada de maneira satisfatória. Entretanto, ela diz ter percebido resultados positivos no entendimento dos que acompanharam o evento. “Muitos mudaram sua concepção a respeito de suas raízes, dando muito apoio para a continuação do projeto, tanto por parte dos alunos quanto dos professores”, diz.

O Cantando e Contando as Poesias do Sertão é um dos projetos desenvolvidos no Campus do Sertão, e é integrado pelos estudantes Laís Vitória, Everly Costa, Tiago Guilherme, Fábio Santos e Priscila Xavier.