Projetos Pibic podem ser submetidos até o dia 9 de maio

William Correia – estudante de Jornalismo

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) lançou edital direcionado a professores e pesquisadores da Ufal, para seleção e renovação de bolsas do Programa Institucional de Iniciação Cientifica (Pibic) e de Ações Afirmativas (Pibic Ações), que serão desenvolvidos no período de agosto de 2011 a julho de 2012.

O período de inscrições, que devem ser realizadas mediante apresentação de documentos especificados no edital, vai até a segunda-feira, 9 de maio. As propostas devem ser encaminhadas unicamente por meio do sistema eletrônico da Universidade, com o projeto em formato PDF.

É necessário destacar que cada projeto deverá ter apenas um orientador. Entretanto, este orientador/pesquisador poderá participar de até dois projetos diferentes; ele poderá solicitar ainda duas bolsas e mais dois alunos colaboradores (sem bolsa) para os trabalhos. A inscrição de cada estudante é permitida em apenas um projeto.

Para inscrever-se, o orientador precisa atender a alguns requisitos destacados no edital. Entre eles estão a necessidade de manter atualizado o seu cadastro no SIE, ser professor/pesquisador permanente da Ufal ou aposentado da Universidade exercendo atividades ligadas à pesquisa como voluntário, e ser bolsista do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (Prodoc). De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, os professores que não estiverem com a situação definida como ‘doutor’ no SIE não poderão concorrer. “Esse item está contemplado no artigo 9º do Edital. Por isso, o orientador deve ter seu cadastro atualizado. A Propep não se responsabiliza por inscrições recusadas devido a cadastros não atualizados”, alerta o Pró-reitor.

Para os bolsistas, os requisitos que devem ser cumpridos são os de estar regularmente matriculado em curso de graduação da Ufal ou outra instituição de ensino superior, não ter vínculo empregatício ou outra bolsa em atividade e estar cadastrado no mesmo grupo que o seu orientador, no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

O resultado preliminar será divulgado no dia 28 de junho. Após julgamento dos recursos, o resultado final sairá no dia 12 de julho, a depender da confirmação de cotas das agências de fomento. Para mais informações, confira o edital, o modelo de projeto e a tabela de pontuação.