Sociedade de Química homenageia cientista da Ufal

A professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) será homenageada juntamente com outras três cientistas na 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) na sessão Mulheres na Química Brasileira. O evento lembrará o trabalho de mulheres vencedoras do prêmio Nobel no dia 25 de maio, em Curitiba, e faz parte do Ano Internacional da Química.

Marília Goulart também irá lembrar a contribuição de Ada E. Yonath, ganhadora do Nobel de Química em 2009

Além da professora Marília Goulart, as professoras Anita Jocelina Marsaioli, da Universidade de Campinas, Dorila Piló Veloso, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Maria Domingues Vargas serão homenageadas abordando as quatro únicas mulheres ganhadoras do Prêmio Nobel de Química: Irene-Joliot Curie, Marie Curie, Dorothy Crowfoot Hodgkin e Ada E. Yonath, esta última homenageada pela pesquisadora da Ufal.

A SBQ pretende ressaltar o profissionalismo das mulheres numa área ainda dominada pelos homens. Conforme a entidade, “elas têm em comum o fato de serem profissionais bem sucedidas onde os homens continuam ocupando os postos mais altos das carreiras”.

Marília Goulart, que também é membro da diretoria do SBQ, em levantamento feito sobre a presença das mulheres no âmbito das atividades científicas em 1991, apontou que apenas um quinto dos postos existentes de pesquisadores vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são ocupados por mulheres. O levantamento também aponta que essa diferença aumenta quanto maior o nível hierárquico dos cientistas. Leia mais no Boletim Eletrônico do SBQ.