Unidade de Palmeira promove Semana do Assistente Social

Diana Monteiro – jornalista

“Serviço Social: compromisso de classe por uma sociedade emancipada” é o tema central da V Semana do Assistente Social promovida pela Unidade de Ensino de Palmeira dos Índios com início nesta sexta-feira, 27 de maio. O evento prossegue na segunda-feira, 30 de maio, estende-se até a quarta-feira, 1 de junho e tem como locais o auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, a Unidade de Ensino de Palmeira e o auditório da sede do Campus Arapiraca.

Constam na programação cursos, conferências e debates: na sexta-feira, 27, às 8h está definido o curso “Tendências teóricas conservadoras e neoconservadoras no Serviço Social”, com a professora Josiane Santos, da Universidade Federal de Sergipe.

Na segunda-feira, 30, a partir das 14h, realiza-se a conferência de abertura com os seguintes conferencistas: Marinês Coral, coordenadora do curso de Serviço Social do Campus Arapiraca, com o tema “Projetos societários e projeto ético-político profissional do Serviço Social; Adriano Nascimento, do curso de Serviço Social do campus Maceió com o tema “Emancipação Política e Emancipação Humana”; e Valéria Coelho, da 16º. Cress-AL e do Hospital Universitário, com o tema “Serviço Social e o compromisso de classe construído na coletividade”. Após as palestras está definido o debate seguido de apresentações culturais e lançamento de livro.

Na terça-feira, 31 de maio, no mini-auditório da Unidade de Palmeira dos Índios, durante os dois horários, ocorre o curso “Controle social nas políticas públicas”, com a professora Maria Valéria Correia, da Faculdade de Serviço Social do Campus Maceió.

Na  quarta-feira, 1 de junho, última dia do evento,  as atividades têm como local o auditório da sede do Campus Arapiraca. Às 8 horas está definida a mesarredonda sobre “O espaço rural como campo de ação para o Serviço Social”, coordenada pela professora Mailiz Garibotti Lusa, da Unidade de Ensino de Palmeira. Dentro da temática fazem palestras a professora Franqueline, da Faculdade Raimundo Marinho que falará sobre “O Serviço Social e a assessoria aos movimentos sociais camponeses”; a  assistente social  Daniele Patrícia, do Cras Rural de Batingas (Arapiraca),  que tratará o tema “As demandas postas para o Serviço Social no Cras Batingas” ; e a assistente social da Secretaria Estadual de Agricultura de Alagoas (Seagri), com o tema “O Serviço Social e a política de agricultura – a experiência com a assistência técnica rural”.

A partir das 14h, a mesarredonda tem como tema central “Trabalho e Serviço Social”. Dentro da temática estão definidas as seguintes palestras: “O assistente social frente às mudanças no mundo do trabalho”; “A inserção do assistente social na PNAS/2004- possibilidades e Limites”; “A inserção do assistente social na PNS - possibilidades e limites”; e “A inserção do assistente social na Política da Educação”. Após a mesarredonda haverá apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso e debate.