Bacharelado em Turismo tem seus primeiros formandos com avaliação satisfatória pelo Mec

Curso de Turismo conheceu seus cinco primeiros formandos no dia 26 de maio

Jhonathan Pino - jornalista

Cinco anos após iniciada a primeira turma do curso de Turismo na Unidade de Ensino de Penedo, a população alagoana e o Ministério da Educação (Mec) já reconhecem os benefícios que um curso de qualidade pode trazer para aquela região. O "5" parece ser o número da sorte para esse curso, já que em 2011, ano de formação dos cinco primeiros alunos de Turismo, o Mec o pontuou com nota máxima em uma das dimensões de avaliação dos Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC), cuja pontuação varia de 1 a 5.

O resultado coloca o curso de Turismo como primeiro a conseguir a nota máxima em uma das três dimensões do IGC, que é formada pelas seguintes avaliações: Didática-Pedagógica, Corpo Docente e Instalação Física. O conceito geral do curso ficou com 4, juntando-se a outros cursos do Campus Arapiraca já avaliados.

"Isso é um indicador positivo de que a decisão tomada no início da estruturação do processo de interiorização da Ufal foi bem pensado. O curso conseguiu o conceito máximo no projeto pedagógico, mas também trata-se de um trabalho coletivo dos professores, agindo em conjunto com a gestão central da Universidade. A Pró-reitoria de Graduação se sente entusiasmada com o desenho pedagógico produzido para a interiorização", ressalta Anderson Barros, Pró-reitor de Graduação.

Envolvimento com a comunidade

Angela Meire dos Santos, Fabrício Peixoto Vasconcelos, Lidjane Santos Barreto, Leonam da Costa Melo e Izabel Oliveira são os nomes que representam o êxito nas avaliações do Mec sobre o curso. "A proposta do curso de desenvolver políticas públicas para a região do Baixo São Francisco ajudou na avaliação do Mec. Foi a filosofia do curso, de estar voltado para aplicação de seus conhecimentos para o desenvolvimeto da região, que contribuiu para a ótima pontuação no IGC", explica Sandro Medeiros, coordenador do curso.

De acordo com o coordenador, as atividades práticas do curso são tão bem elaboradas que elas acabam se transformando em políticas permanentes do município de Penedo, "como é o caso do Festival Gastronômico, que nasceu para dar suporte à disciplina de Gestão de Alimentos e Bebidas, além da disciplina de Gestão de Eventos. O Festival, que já está em seu quarto ano, agora faz parte das festas tradicionais da cidade", ressalta Sandro Medeiros.

Cooperação internacional

A partir da cooperação com a Universidade de Girona, na Espanha, alunos e professores do curso organizam anualmente o Encontro Internacional de Turismo e uma revista científica, através da parceria entre as duas Universidades. Além disso, os alunos unem a parte teórica à prática através de inúmeras atividades de extensão e pesquisa, como os projetos Cinema no Centro de Extensão Universitária (CEU), com exibições e discussão de filmes, e o Pet Conexões, que oferece curso pré-vestibular a cerca de 150 alunos anualmente.

Muitas dessas atividades estão concentradas no CEU, que também abriga a Empresa Júnior de Turismo, Way Turismo. "A empresa já ajuda no planejamento de inúmeros eventos das cidades, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes", enfatiza o professor.

Mercado de trabalho

Sandro afirma que é a partir da criação da cultura de planejamento do Turismo na região que o mercado será capaz de absorver esse contingente de formandos. "Trata-se de um trabalho de longo prazo, pois queremos que esses primeiros alunos sejam formuladores de políticas públicas na região, estimulando o desenvolvimento cultural, social, econômico e turístico, e assim contribuindo para a criação do mercado a médio e longo prazos.", esclarece o professor.

Os primeiros alunos estão sendo absorvidos pelos hotéis e agências de turismo de Maceió. Além disso, são nessas instituições que os estudantes passam dois meses fazendo estágio durante o sétimo semestre. São museus, órgãos públicos, agências de viagem e hotéis parceiros conveniados que acabam inserindo-os no mercado de trabalho através dos estágios.

O profissional atua nos segmentos de agenciamento de viagens e turismo, do planejamento estatal e privado do turismo, bem como nos segmentos de eventos, alimentos e bebidas e meios de hospedagem.

Sobre o curso

Criado em 2006, o curso de Turismo Bacharelado oferta 50 vagas anuais e faz parte do Eixo de Gestão e Tecnologia do Campus Arapiraca. Tem entre suas primeiras disciplinas, aquelas comuns aos três eixos dos Campi do interior - Sociedade, Natureza e Desenvolvimento: relações locais e global; Produção Conhecimento: ciência e não-ciência; e Lógica Informativa e Comunicação.

A partir do segundo semestre, os alunos participam de disciplinas características do Eixo, como Introdução a Sistema de Informação e Introdução a Administração. Já do 3º semestre em diante, as disciplinas são voltadas para a área de Turismo, como Teoria do Turismo, Gestão de Hotelaria e Marketing Turístico.

Dos 16 cursos que iniciaram o Campus Arapiraca, 14 já foram avaliados e nove conseguiram notas satisfatórias. Os cursos de Engenharia de Pesca e Serviço Social serão os próximos a serem avaliados pelo Mec.

Leia mais sobre o IGC, CEU e o Encontro Internacional de Turismo.