Cantor lírico alagoano é selecionado como bolsista de Festival Internacional

Bruno Sandes, orientando da prof. Fátima Brito, da Ufal, é um dos seis cantores selecionados do mundo como bolsista do Festival

O cantor lírico Bruno Sandes, barítono que há alguns anos vem desenvolvendo repertório, aperfeiçoando técnica com a professora Fátima de Brito, da Universidade Federal de Alagoas, e nos presenteando, abrilhantando e tocando nossos corações a cada novo concerto e recital, foi um dos 6 selecionados de todo mundo como bolsista do 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, que acontecerá no início do mês de julho na referidade cidade. Foram ofertadas para todo o mundo 157 bolsas para instrumentistas e 6 para cantores.

O barítono terá master classes com o professor Robert Harrison da Universidade Bloomington (Indiana - EUA) e fará durante todo o mês, concertos e recitais com orquestras de todo mundo que estarão presentes no Festival.

A seleção dos cantores foi feita por um dos maiores pianista camerista Ricardo Ballestero e pelo professor Robert Harrison (EUA).

Bruno Sandes foi vencedor também do 11º Maracanto (Concurso Internacional de Canto Lírico no Maranhão) e semifinalista do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas (SP).

Biografia

Natural de Juazeiro (BA), o baiano naturalizado alagoano, teve seu primeiro contato com o universo do canto ao ingressar em 2005 no Coretfal (Coral do Instituto Federal de Alagoas), sob a regência da maestrina Fátima Menezes e como orientadora de técnica vocal a maestrina Mª Augusta Monteiro. Um ano mais tarde iniciou seus estudos em Canto, sob a orientação da professora Fátima de Brito. Participou de oficinas e master classes de canto com os professores Ângelo Dias (GO), Denise Sartori (PR), Marília Vargas (PR), Graça Machado Santos (BA), Marília Álvares (GO), e José Vianey (PB). Solista do Coretfal, o barítono se apresentou em diversas regiões do país com o referido grupo. Escolhido como o Cantor Lírico 2008 pela Associação de Críticos de Arte e Cultura de Alagoas. Realizou concertos em Maceió com o Trio Augur (Alemanha), abriu juntamente com o tenor Luciano Peixoto e as pianistas Selma Britto e Fátima de Brito a temporada de Concertos aos Domingos 2010, e foi convidado para participar do 1º concerto do grupo de música antiga, Antiqua Mundi. Em 2010, excursionou em tournée pela Alemanha, como solista do Coretfal, representando os coros da América do Sul. Atualmente, compõe o elenco de alunos da professora Fátima de Brito e se apresenta com o maestro Almir Medeiros.

Um grande representante de Alagoas e um orgulho da terra! O mundo não tem limites para a sua voz!

Leia mais informações sobre o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão aqui.