Projeto Carroceiro Vet Legal investe em melhoria genética de cavalos
A Unidade de Ensino de Viçosa recebeu no mês de maio um potro da raça Bretão, objetivando iniciar o trabalho de melhoria genética em cavalos de pequenos proprietários rurais e carroceiros da região de Viçosa. O estudo científico será feito dentro do projeto Carroceiro Vet Legal, uma das ações do Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi), do Curso de Medicina Veterinária do Campus Arapiraca.
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
Para a aquisição do potro, que veio do Haras Von Gold, localizado na cidade de Amparo, em São Paulo, foi firmada parceria entre a Cooperativa Pindorama, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, Haras Von Gold, Posto de Gasolina São Cristóvão (Viçosa) e Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Bretão.
De acordo com o professor Pierre Barnabé, coordenador do Grupo de Pesquisa em Equídeos, a previsão do início da realização das inseminações artificiais nas éguas é em meados de 2012. Por enquanto, o potro passa por uma fase de adaptação e crescimento, apesar de já pesar mais de 400 kg.
“Com um ano e meio de vida, o animal se chama Dengoso Sky e vem sendo cuidado com bastante carinho pelos alunos do Grupequi, que atualmente conta com 13 bolsistas integrantes de programas de bolsas institucionais entre pesquisa, extensão, inovação tecnológica e permanência”, frisa o professor, acrescentando que também foi firmado o patrocínio com a Guabi-Nutrição Animal e Vetnil para alimentação e suplementação vitamínica do potro.
O Projeto Carroceiro Vet Legal vem atuando em Alagoas há mais de dois anos e nesse período tem desenvolvido diversas ações de extensão na capital e no interior. Uma das atuações do projeto é na reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes de 2010. Mais informações sobre o Grupequi/Medicina Veterinária através do site.