Projeto Concerto Didático recebe alunos de 6 a 11 anos

Orquestra da Ufal realiza nova apresentação para duas escolas de Maceió nesta quinta-feira, 16 de junho
Além de proporcionar prazer, a música é também reconhecida como instrumento pedagógico e de estímulo à criatividade. Nesse sentido, o projeto Concerto Didático, realizado pela Orquestra da Ufal, cumpre um papel muito importante entre escolas públicas e privadas de Maceió. A próxima apresentação do grupo orquestral será nesta quinta-feira, 16 de junho, às 15h, no auditório Guedes de Miranda, no Espaço Cultural Universitário, localizado na Praça Sinimbú.

No caso das escolas públicas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) é a responsável por selecionar as instituições de ensino e providenciar o transporte dos alunos até o auditório. Nesta apresentação, a Escola Municipal Padre Brandão Lima, situada no bairro Pinheiro, levará ao concerto 150 crianças, entre 6 e 11 anos. Para Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, essa experiência “é um marco na infância”.

Participará também a escola Criar e Recrear, com 48 alunos, de 8 a 11 anos, que já mantêm contato com a música, inserida em seu currículo escolar. Segundo a coordenadora pedagógica, Maria Goreti Oliveira, o repertório dessas aulas inclui desde músicas eruditas, populares até as infantis. Entre as crianças que assistirão à Orquestra, duas são surdas e serão acompanhadas pelo intérprete de Libras da escola. Para Maria Goreti, essa experiência enriquecerá as aulas de música e estimulará a sensibilidade dos alunos. “Essa é uma boa iniciativa da Ufal para que as crianças conheçam os instrumentos e os músicos, já que dificilmente traríamos uma orquestra para a escola”, comenta a coordenadora.

Projeto Concerto Didático

O Projeto Concerto Didático é uma ação de extensão da Orquestra da Ufal, que tem a finalidade de promover a escuta musical de obras da música erudita e popular que se propõe a despertar o gosto pela música orquestral e a valorização de compositores brasileiros e estrangeiros.

Por outro lado, o Concerto Didático visa também incentivar a formação de novos profissionais, tendo em vista a lei que torna a Música elemento obrigatório no currículo das escolas. A proposta é motivá-los a se tornarem agentes disseminadores da educação musical, atraindo crianças e jovens para inúmeras possibilidades de fruição e atuação artística.