Construções priorizam acessibilidade nos campi

Acesso ao Instituto de Matemática

Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

Blocos, salas de aula e espaços de atividades acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas estão passando por adaptações ou sendo planejados de forma a atender a todos, principalmente aos portadores de necessidades especiais.

Segundo Herberth Nobre, gerente de Projetos, Serviços e Obras da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), novas instalações para os Institutos de Matemática, Física, Química e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade estão sendo finalizadas e priorizam o acesso de portadores de deficiência física e visual. “Isso se deve ao pensamento da universidade em atender bem a todos os integrantes da comunidade acadêmica”, afirma ele.

O engenheiro civil informou ainda que os projetos de infraestrutura adequados para portadores de deficiência se estendem também para o Campus Arapiraca, nas unidades de Ensino de Palmeira dos Índios e Penedo (Sobrado dos Lessas), e Campus do Sertão. “Sabemos que não podemos ainda garantir a acessibilidade em todos os espaços de uma única vez, mas estamos trabalhando fortemente para isso”, assegura o gerente.

Em 2010, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(Inep) realizou um censo nas universidades para identificar o número de pessoas com deficiências e quais as dificuldades. A Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública vem contribuindo para o fornecimento de dados para a qualidade dos serviços oferecidos aos deficientes. “Nós aplicamos o questionário, com o apoio da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Ufal. Enviamos 131 formulários para os diversos setores e trabalhamos os dados recebidos”, informa a bolsista Monique Rodrigues.

Monique Rodrigues ressalta que através da da pesquisa foi verificada a necessidade de se instalar mais rampas, avisos maiores, banheiros com barras na parede e piso “táteo” e diferenciado e portas de vidros com identificação maior.

O diretor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), professor Edson Bento, comemora os benefícios que a conquista traz para o novo prédio, que recebeu além de rampas, novos laboratórios. “Essa construção não só beneficia os nossos alunos no acesso aos laboratórios, como também aos estudantes que tem aulas no Bloco 13 e possuem algum tipo de deficiência”, explica o professor.